Notícias

Agência Pinkerton processa Take-Two de Red Dead Redemption 2; entenda

Agência de detetives processa dona da Rockstar por uso de sua marca em RDR 2.

por Hugo Bastos
Agência Pinkerton processa Take-Two de Red Dead Redemption 2; entenda

O sucesso de Red Dead Redemption 2 tem chamado bastante a atenção. O título já é considerado um dos mais bem avaliados, e de maior sucesso financeiro da oitava geração. Mas tudo isso também traz seu ônus.

A Pinkerton Consultoria e Investigação, conforme noticia o site DualShockers, encaminhou em dezembro último à Rockstar e Take-Two Interactive, uma carta de cessão e desistência do uso de sua marca.

Eles acusam a Take-Two de utilizar a marca e elementos da agência sem sua autorização. Além disso, a Pinkerton ainda acusa a desenvolvedora/publisher de mostrar os agentes como “vilöes” do jogo, o que poderia manchar a distinta reputação e marca da agência.

1
Os agentes Pinkerton fazem parte da força da lei, mas são retratados como cruéis e sem compaixão. Fonte: Red Dead Redemption 2 .

O outro lado da moeda

A Pinkerton alegou trabalhar com a lei para capturar e prender criminosos desde 1870. E que estão disponíveis para discutir uma “compensação em dinheiro” pelo uso da marca, ou entrarão com medidas legais por uso não autorizado.

Já a Take-Two foi mais além. Ingressou com uma ação para estabelecer regras precisas contra a agência. Conforme documentos, a publisher alega estar amparada pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante, entre outros, a liberdade de expressão.

Assim, as referências à agência seriam apenas uma às muitas outras contidas no jogo – alegam, por exemplo, que das 160 missões disponíveis, apenas 10 envolvem a agência Pinkerton. Sendo assim, a agência é apenas uma das inúmeras miríades de referências do jogo.

E por fim, alegam que o uso da marca Pinkerton já é usado há muito tempo, em inúmeras mídias que retratam o velho oeste, citando, entre filmes, canções e jogos, outro jogo da empresa, Bioshock Infinite.

Red Dead Redemption 2 foi lançado em 26 de outubro de 2018.