Notícias

Analista do NPD prevê queda nas vendas do PS4 e anúncio do PS5 em 2019

Console irá enfrentar ano "instável" na transição entre gerações.

por Bruna Mattos
Analista do NPD prevê queda nas vendas do PS4 e anúncio do PS5 em 2019

Após a notícia de que o PS4 pode ter alcançado 90 milhões de unidades vendidas no mundo, o analista Mat Piscatella, do NPD Group, prevê que o ritmo irá desacelerar e preceder o anúncio do PS5 ainda este ano.

O Piscatella compartilhou suas previsões através do Twitter. Ele acredita que PS4 e Xbox One terão um ano “instável”, principalmente pelas expectativas de anúncio e de lançamento das plataformas da próxima geração. Enquanto isso, o Nintendo Switch correria por fora e seria a plataforma com maior número de vendas em 2019.

Além de falar das vendas de hardware, Piscatella também prevê crescimento do mercado digital, incluindo venda de games, serviços por assinatura e de experiências sociais. O analista destaca que é provável um grande crescimento em serviços por assinatura, especialmente pelo sucesso do Xbox Game Pass. O incentivo para a experiência através de streaming de jogos também será maior, mas o público ainda adotará certa resistência de adesão.

Em entrevista ao site Gaming Bolt, Piscatella afirmou que os sucessores do PS4 e do Xbox One serão anunciados este ano e terão lançamento marcado para 2020. O analista prevê que esta pode ser a última geração em que teremos o conceito de uma geração de consoles “fechada”, e acredita que Sony e Microsoft estão desenvolvendo funcionalidades que podem mudar esta visão.

O relatório final do NPD Group sobre o comportamento do mercado de consoles e de games deve ser divulgado em breve.