Notícias

Analista japonês prevê lançamento do PlayStation 5 no final de 2019

Previsão Hideki Yasuda discorda de análises que preveem o console para depois de 2020.

por Bruna Mattos
Analista japonês prevê lançamento do PlayStation 5 no final de 2019

O tempo voa, não é mesmo? É incrível pensar que a geração atual já pode estar chegando ao fim e um PlayStation 5 vindo por aí. Nesse período, é comum que previsões e análises sobre a chegada de novos consoles apareçam: os investidores estão se preparando para as mudanças do mercado quando acontece uma troca de gerações.

Segundo o analista japonês Hideki Yasuda, do Ace Economic Research Institute, o PlayStation 5 deve ser lançado já no final do ano que vem. A opinião do especialista contraria uma série de expectativas de que a virada de geração aconteceria a partir de 2020.

Isso poderia explicar porque já começaram a surgir informações sobre alguns jogos anunciados serem “cross-gen”, que podem ser lançados para duas plataformas ou na transição entre elas. Os maiores exemplos são Cyberpunk 2077 e Death Stranding. Já Starfield (Bethesda), por exemplo, é um game anunciado como sendo 100% planejado para a próxima geração.

Segundo Yasuda, o único problema de sua previsão envolve a produção de capacitores monolíticos de cerâmica, um componente cuja demanda, já alta atualmente, tende a aumentar ainda mais com um anúncio desse porte no ano que vem. O analista pondera que, se ocorrerem problemas na produção destes componentes que não supram a demanda, um adiamento no lançamento do PlayStation 5 pode ocorrer.

O japonês também falou sobre os bons resultados da divisão de consoles da Sony no último período fiscal. Ele acredita que as boas receitas não se devem somente aos títulos exclusivos, mas também ao desempenho monstruoso de Fortnite e suas microtransações. O sucesso do jogo da Epic Games movimentaria tanto dinheiro que seria o suficiente para causar um empurrão significativo nas receitas da PlayStation.