Notícias

Battlefield V: nome de skin alterado por coincidência histórica

Nome pertence a soldado da resistência, mas identifica skin de soldado alemão com características nazistas.

por Hugo Bastos
Battlefield V: nome de skin alterado por coincidência histórica

A EA e DICE se viram recentemente em maus lençóis devido a uma situação ocorrida com o sistema de skins de Battlefield V. Conforme relatado em reportagem do periódico VICE, uma skin específica, retratando um oficial nazista, foi disponibilizada recentemente. A caracterização era bastante convincente.

No entanto, o nome dessa skin específica era Wilhelm Franke. Para quem não está familiarizado com o contexto, o site GameInformer explica que Franke foi um membro da resistência de Dresden, Alemanha. Ele foi preso pela Gestapo, a polícia nazista, e ele e família foram mortos em um bombardeio aliado.

O mais complicado é que é possível que existe outro personagem histórico, de nome Wilhelm Franken, esse sim capitão nazista. Ele recebeu a Cruz de Ferro, maior honraria militar alemã durante a Segunda Guerra Mundial e foi comandante do submarino U-565. Tal fato gerou desconforto ainda maior, vez que a skin possui tal adorno.

A EA prometeu alterar o nome rapidamente. E esclareceu que os soldados alemães em Battlefield V, ou as roupagens comercializadas, não são nazistas. Destacou ainda que, no título, não são feitas quaisquer menções políticas relacionadas com os eventos reais da Segunda Guerra. Tanto que não existem suásticas no jogo.

Battlefield V já está disponível para PlayStation 4. Recentemente, seis novos mapas foram adicionados ao jogo.