Notícias

Blizzard investe em tecnologia para combater toxicidade em Overwatch

Diretor do game não mede esforços para combater o mau comportamento dos jogadores.

por Bruna Mattos
Blizzard investe em tecnologia para combater toxicidade em Overwatch

A toxicidade dos jogadores é um mal que afeta a maioria esmagadora dos jogos multiplayer online. Com Overwatch não é diferente, mas a Blizzard tenta não se deixar abater.

Jeff Kaplan, o diretor do game, explicou que a desenvolvedora se mantém ativamente reforçando estratégias para detectar comportamentos inapropriados de jogadores. Kaplan contou ao Kotaku (via Eurogamer) que a Blizzard está investindo, inclusive, em aprendizado de máquinas para ensinar ao sistema como detectar linguagem tóxica utilizada por jogadores durante as partidas.

A intenção da empresa é tentar inibir o comportamento antes que um jogador se veja obrigado a denunciar outro – o que também é algo sujeito a erros e problemas. Um dos principais desafios é a detecção não somente de diálogos “mal educados”, mas de ações mal intencionadas de jogadores durante o gameplay, a famosa “trollagem”.

Ainda assim, Kaplan reforça que reportar ações tóxicas continua sendo importante para a comunidade de Overwatch. O jogo oferece ferramentas para relatar esse tipo de problema enquanto mecanismos mais avançados não são colocados em ação.

Jogo duro

A Blizzard já tomou várias atitudes contra jogadores tóxicos que, inclusive, causaram polêmica. A empresa chegou a banir os que se vangloriavam ou exibiam seu mau comportamento em Overwatch em suas mídias sociais ou em canais do YouTube.

Kaplan afirmou que a toxicidade era tamanha que chegava a atrasar o desenvolvimento do jogo e a implementação de melhorias periódicas pela Blizzard, que precisaria “perder tempo” desenvolvendo uma série de medidas para combater o mau comportamento dos jogadores.