Notícias

Call of Duty: Black Ops 4: Desenvolvedora fala sobre a falta da campanha solo

Sem campanha solo dessa vez. Seria esse um novo "trend"?

por Hugo Bastos
Call of Duty: Black Ops 4: Desenvolvedora fala sobre a falta da campanha solo

Depois de muitos rumores, Call of Duty: Black Ops 4 foi anunciado oficialmente no início do mês de março, com diversas novas informações divulgadas recentemente (e que você pode conferir em nossa matéria especial). Muitos se perguntaram sobre o que aconteceu com o modo campanha, já que a desenvolvedora permaneceu silente sobre esse recurso.

A resposta é simples. O jogo não contará com um modo campanha. Conforme uma matéria publicada recentemente no site Polygon, ainda haverão recursos solo, como desafios específicos, e o modo Zumbis com aliados controlados pela IA. No entanto, o bojo do título será quase exclusivamente o modo multijogador.

https://www.youtube.com/watch?v=ooyjaVdt-jA

Conforme explica um dos chefes da Treyarc, Dan Bunting:

“Quando decidimos desenvolver este jogo, nunca nos passou pela cabeça a ideia que iríamos fazer uma campanha tradicional. Simplesmente não era parte de nosso plano (este recurso). Nós começamos de um lugar onde a decisão era fazer um jogo que pode ser jogado com amigos. Esta era nossa missão desde o primeiro dia.”

Ainda de acordo com ele, foi necessário desafiar conceitos e adotar vertentes mais “insanas” e inovadoras. E que, com o avançar do desenvolvimento, as melhores ideias são sempre implementadas, o que se reflete no produto atual.

Sobre a ausência de campanha solo em Call of Duty: Black Ops 4

Questionado, durante a entrevista, sobre a decisão de cortar a campanha single-player do jogo, Bunting foi enfático em responsabilizar o comportamento do mercado. Para ele, a maneira como os jogadores interagem com os títulos da saga, e as mudanças na indústria dos jogos, mostram uma evolução para uma experiência voltada ao social.

O que a Treyarch verifica, conforme afirmação do co-presidente, é que a relação dos jogadores com os jogos – mais especificamente com o conteúdo multiplayer – mudou na última década.

Quando comecei no multiplayer (…), apenas 10% jogava o modo competitivo. Hoje, cerca de 90% dos jogadores estão no multijogador. Quando você analisa estes números, acaba sendo uma decisão fácil. Entendo que seja, ainda, uma decisão desafiadora por outros motivos. Mas nunca fomos de nos curvar perante um desafio“, complementa.

Conteúdos adicionais e o futuro

Com essa perspectiva em mente, é normal se questionar sobre como a saga irá evoluir de agora em diante. Especificamente sobre Black Ops 4, o site Polygon pergunta acerca dos serviços a serem oferecidos à comunidade de jogadores a médio e longo prazo.

Conforme resposta, este novo título deverá ser expansível e adaptável, evoluindo ao longo do tempo. “Estamos fazendo um jogo para ser jogado com amigos, de maneira geral, por muitos anos”, diz Bunting. Ele acrescenta ainda que grande parte das lições aprendidas vieram do trabalho em Black Ops 3.

Por fim, quando perguntado sobre a continuidade da tradição de lançar conteúdos como pacotes de mapas e episódios do modo Zombies mensalmente, Dan Bunting foi evasivo, se limitando a informar que, no momento, não poderia dar maiores detalhes. Mas afirmou que trabalham duro para dar aos jogadores o que eles desejam, do jeito que desejam.

E então, jogador? Quais suas opiniões sobre o assunto? Aproveite, deixe seu comentário, e confira também: