Notícias

Call of Duty Black Ops IIII é ‘confirmado’ em boné de estrela da NBA

Boa, James Harden!

por Thiago Barros
Call of Duty Black Ops IIII é 'confirmado' em boné de estrela da NBA

Call of Duty Black Ops IIII. Parece estranho, mas ao que tudo indica, é isso mesmo. O próximo jogo da série CoD vai se chamar “Black Ops 4“, porém com uma grafia um tanto quanto incomum. Afinal, o número 4 em algarismos romanos, que seria a continuação lógica para os Black Ops I, II e III, é tradicionalmente escrito de outra forma: IV. No entanto, após o boné que James Harden, craque do Houston, da NBA, usou na partida de ontem (6) contra o Oklahoma, ficou a dúvida no ar.

Os rumores sobre um Black Ops 4 são antigos, mas ninguém imaginou que fosse escrito dessa forma. O boné mostrou uma logo bem semelhante a de Black Ops III, só que com mais um I ao lado. Em um formato que lembra uma insígnia de batalha. Quando a comunidade gamer pegou a referência, claro, começaram as especulações, e claro, as críticas. Afinal, todos esperavam um “IV”, não um “IIII”.

A questão, porém, não é tão simples. Há outros casos em que o numeral é grafado como “IIII”. Em relógios, por exemplo. Muita gente diz que isso acontece para evitar usar as iniciais IV do deus IVPPITER (Júpiter) em um objeto comum. Outros que é só por estética. Mas a grande realidade é que o “IIII” era o usado nos anos durante o Império Romano. O princípio de subtração, usado no “IV” (IV = V – I), é um conceito que surgiu posteriormente.

Polêmicas à parte, a Activision não comentou oficialmente o caso, mas o site Kotaku apurou com fontes ligadas à empresa que, de fato, essa imagem no boné de Harden é mesmo a logo do próximo Call of Duty. Ainda não há mais informações sobre o jogo (será que James Harden será um personagem, como Conor McGregor foi durante Infinite Warfare, por exemplo?), mas com certeza ele já está causando um buzz bem bacana meses antes de ser lançado.