Notícias

Capcom explica que novo Resident Evil 2 não é exatamente um remake

"É uma reimaginação".

por Bruna Mattos
Capcom explica que novo Resident Evil 2 não é exatamente um remake

Uma nova versão de Resident Evil 2 era um pedido de longa data dos fãs do jogo de survival horror lançado originalmente em 1998. Só que apesar de a Capcom ter anunciado em 2015 que o game se chamaria “Resident Evil 2 Remake” a última palavra foi omitida do título do jogo a partir do trailer exibido na E3 2018.

A empresa se refere ao novo game apenas como “Resident Evil 2”, e há uma explicação para isso.

Segundo Mike Lunn, gerente de marca da Capcom, a palavra “remake” não entra no título porque o game “é muito mais do que isso”:

“Não será fiel a cem por cento. Para alguém que jogou o jogo, alguns jogaram uma vez e outros jogaram uma centena de vezes porque é o seu jogo favorito. Mesmo para quem o jogou mais de uma centena de vezes, queremos que sinta que é algo novo. É por isso que não pode se chamar Resident Evil 2 Remake, é um jogo novo, construído usando o antigo como base”.

A decisão foi baseada no fato de que este novo Resident Evil 2 irá contar a história do original com algumas diferenças. Os momentos clássicos e, principalmente mais marcantes, serão mais alterados para que o jogador tenha a sensação de estar experimentando algo familiar, mas ainda assim, novo.

“Queremos que você seja assustado por estas coisas, não queremos simplesmente reposicioná-las para nova parte do prédio, é uma espécie de reimaginação, mesmo. Assim como não queremos que você saiba exatamente como são resolvidos os puzzles, não queremos que saiba exatamente onde os inimigos estarão. Queremos que vocês sejam surpreendidos.”

Um exemplo é o clássico susto do Licker no corredor da delegacia. Pelas imagens divulgadas da demo da E3 2018, já é possível ver que a criatura não irá aparecer exatamente no mesmo local da R.P.D. Os mapas da delegacia e trechos da cidade de Raccoon City também foram modificados e ampliados. O jogo terá áreas e puzzles novos que não existiam no game de 1998.

Outra mudança marcante no novo Resident Evil 2 é a câmera. O jogo abandonou a visão em ângulos fixos e incluiu um modelo que fica atrás do ombro do personagem, semelhante ao de Resident Evil 4.

A estratégia de não incluir a palavra “remake” também aconteceu na reimaginação do primeiro Resident Evil, lançada inicialmente no Nintendo GameCube. Chamado extra-oficialmente de “Rebirth” a nova versão também trouxe mudanças no mapa da Mansão, puzzles diferentes e novos sustos. RE1 Remake trouxe, ainda, os Crimson Heads, zumbis que se tornavam mais fortes depois de terem sido atingidos por tiros (os mortos-vivos só eram eliminados de vez depois de serem queimados).

Resident Evil 2 será lançado em 25 de janeiro de 2019.