Notícias

Capcom fala sobre a ‘parte mais difícil’ de se recriar no remake Resident Evil 2

Recriar o jacaré gigante foi o maior desafio, segundo os produtores.

por Bruna Mattos
Capcom fala sobre a 'parte mais difícil' de se recriar no remake Resident Evil 2

Certamente desenvolver o remake de Resident Evil 2 é uma responsabilidade e tanto para a Capcom. O game é muito querido por uma legião de fãs que esperam que a obra original seja tratada com todo o respeito ao ser transportada para a atual geração de consoles.

Todo o processo é um grande desafio, mas um detalhe que provavelmente ninguém esperava foi uma verdadeira pedra no sapato da Capcom durante o desenvolvimento: refazer o jacaré gigante.

Para quem não lembra, em Resident Evil 2, Leon e Claire encontram um jacaré gigantesco nos esgotos abaixo da delegacia de Raccoon City.

1

Por que a Capcom encontrou dificuldade em fazer um “simples” jacaré no remake? A tecnologia atual acabou atrapalhando, em vez de ajudar. Hoje em dia, a empresa usa a fotogrametria para produzir os visuais do jogo – um método que depende da aquisição de várias fotos de objetos e modelos reais e da captura de movimentos feita por atores que são transportados para o mundo “virtual” de Resident Evil 2. Essa necessidade de ter uma base “real” dificultou bastante a criação do monstro dos esgotos.

Os produtores Tsuyoshi Kanda e Yoshiaki Hirabayashi falaram sobre o processo de fazer o jacaré gigante ao Daily Star:

“Vinte anos atrás os gráficos não eram fotorreais, o que significa que você podia fazer um monte de coisas; coisas que talvez a gente não consiga fazer hoje. Nós podíamos ser bastante fantasiosos com as criaturas e não destoava muito. Fazer um jacaré gigante é um desafio real. Tentar colocar aquilo dentro de um jogo em que você tem faces escaneadas, atores de captura de movimento e ambientes fotorrealísticos… é muito, muito difícil”.

Os produtores chegaram a considerar cortar o jacaré gigante do remake de Resident Evil 2 por acharem o processo complicado demais. No entanto, eles desistiram por que sabiam que os fãs sentiriam falta de um dos inimigos mais icônicos do jogo.

Além de considerarem recriar os visuais do monstro um desafio, a Capcom também teve que reformular o encontro com o jacaré e a batalha:

“Foi difícil de fazer [o confronto com o jacaré] sem mudar muito o tom do jogo. Estamos competindo com as memórias das pessoas, é muito difícil. Tentamos fazer uma cena convincente em que um personagem com tamanho humano e uma faca derrota um jacaré… é muito ridículo. As pessoas não lembram como algo ridículo porque o jogo como um todo foi revolucionário na época, mas aquele momento foi ridículo. Foi um processo difícil para nós, fazer aquilo atualmente”.

Resident Evil 2 será lançado em 25 de janeiro de 2019. A Capcom promete trazer mais novidades sobre o game nos próximos dias, durante a San Diego Comic-Con. Fique de olho!