Notícias

Catedral de Notre Dame pode ser reconstruída com auxílio de Assassin’s Creed

Jogo pode ser uma das referências para reconstrução do monumento francês.

por Raphael Batista
Catedral de Notre Dame pode ser reconstruída com auxílio de Assassin's Creed

No último dia 15, a Catedral de Notre Dame, em Paris, foi protagonista de um trágico incidente. O monumento foi parcialmente consumido por um incêndio de mais de 4h. E a reconstrução da catedral, já anunciada pelo presidente da França, pode ter uma ajudinha dos videogames, no caso, Assassin’s Creed: Unity.

De acordo com uma reportagem do PCGamesN (via PlayStation LifeStyle), a representação da Catedral no jogo meticulosamente projetada pela designer Caroline Miousse. Na época do desenvolvimento, a desenvolvedora passou mais de dois anos estudando e reconstruindo – digitalmente – a Igreja Gótica.

A designer trabalhou com as plantas do prédio que mostram o processo de construção exatamente como foi feito, além de outras fontes, como livros e pesquisas. Apesar da representação não ser 100% fidedigna (em detalhes mais escondidos), ela pode ser utilizada como referência em 3D para mapear o trabalho dos engenheiros.

A Ubisoft também está participando ativamente do processo. Além da disponibilização do uso do jogo, a companhia doou cerca de € 500 mil para a reconstrução da Catedral de Notre Dame. 

Mais uma prova do quão importante podem ser os videogames nos dias. Além de uma ótima contextualização história, ainda é possível usá-los para outras finalidades.