Notícias

Combate de Resident Evil 2 será bem diferente de RE4, diz Capcom

Remake do clássico traz a câmera de Resident Evil 4, mas combate focado no terror.

por Bruna Mattos
Combate de Resident Evil 2 será bem diferente de RE4, diz Capcom

O remake de Resident Evil 2 já deixou ótimas impressões até o momento. Não é a toa que o jogo foi eleito o melhor game da E3 2018. No entanto, antes das primeiras amostras do título chegarem ao público, houve muito debate sobre qual câmera seria usada pela Capcom: a clássica fixa ou em terceira pessoa, com visão atrás do ombro do protagonista?

A empresa japonesa acabou apostando na câmera “over the shoulder“, introduzida na série em Resident Evil 4. Isso parece ter gerado um certo debate, um receio entre os fãs do clássico sobre o game não conseguir manter o clima de survival horror do original.

Em uma entrevista recente para o site GameReactor, os produtores de Resident Evil 2, Yoshiaki Hirabayashi e Tsuyoshi Kanda comentaram esta questão.

Os dois destacaram que, apesar de o game usar uma câmera introduzida em Resident Evil 4 – que está mais para um shooter em terceira pessoa do que um jogo de terror – o remake do clássico de 1998 tem muitos outros elementos que o tornam um legítimo survival horror.

“Eu quero deixar muito claro que não é por que o jogo tem uma perspectiva sobre o ombro, em terceira pessoa, que é como RE4. RE4 tinha câmera sobre o ombro, mas em um nível conceitual, foi projetado para ser um jogo de tiro. Você tinha muita munição e estava constantemente seguindo adiante no gameplay. Em Resident Evil 2 temos a câmera sobre o ombro mas, em termos de experiência de gameplay, é um survival horror clássico como os Resident Evil de 1 a 3”.

Apesar de destacar as diferenças entre RE4 e Resident Evil 2, o remake terá outro elemento do quarto jogo da série: a dificuldade dinâmica. O nível será ajustado de acordo com o desempenho do jogador, para manter um desafio constante.

No entanto, outros elementos antigos estarão de volta, como a grande necessidade de exploração para encontrar recursos escassos, que devem ser usados sabiamente:

“O combate também contará com o estilo de administração de recursos pesada dos jogos clássicos de survival horror. Não vamos dar muitas balas, então você vai ter que decidir se deve usá-las em cada zumbi que encontrar: vai gastá-las enfrentando-os ou irá fugir para economizar e usar em outro momento? Também teremos backtracking, um estilo de exploração Metroidvania dos jogos antigos”.

Ainda que o foco de Resident Evil 2 não seja oferecer um jogo de tiro, a Capcom quer que o jogador se sinta “recompensado ao atirar” nos inimigos. Esse sentimento é gerado com a introdução de um sistema que torna os zumbis responsivos aos tiros. Dependendo do local onde são atingidos, as criaturas podem sofrer danos diferentes, que se tornam visíveis com a perda de pedaços do corpo, membros decepados e jatos de sangue.

Resident Evil 2 será lançado em 25 de janeiro de 2018.