Os consoles next-gen estarão conectados online o tempo todo. Pelo menos foi o que disse um desenvolvedor de NHL 20. William Ho ainda mencionou que os períodos de loading serão “muito curtos”, algo que já havia sido dito inúmeras vezes anteriormente.

As declarações de Ho foram feitas em uma entrevista ao canal Electric Playground Network. Quando perguntado sobre o que esperar para o PlayStation 5 e o Xbox Scarlett, o dev deu uma informação importante.

Tem tanta coisa no ar agora, nós estamos apenas começando a ver isso tudo melhor. Temos algumas ideias, acho que algo que eu mencionei anteriormente é sobre como podemos deixar as pessoas terem suas próprias experiências quando quiserem? Isso é algo que o next-gen provavelmente vai facilitar: mais poder, mais armazenamento, sempre conectado online, períodos muito curtos de loading, então veremos sobre isso.

A entrevista completa está disponível (em inglês) no vídeo abaixo:

Claro que PS4 e Xbox One tem recursos online, mas esta é a primeira vez que ouvimos alguém afirmar isso sobre o next-gen. Talvez seja até o caso que um dos requerimentos para jogar nos novos consoles seja estar conectado o tempo todo.

Na época do anúncio dos consoles da atual geração, essa questão gerou toda uma polêmica. A Microsoft chegou a anunciar que o Xbox One seria um console “always online”, um pré-requisito para jogar os games da plataforma. A ideia foi duramente criticada e acabou não vingando. Será que os novos consoles estarão sempre conectados?

Por enquanto, nenhuma das declarações do desenvolvedor foram confirmadas nem pela Sony nem pela Microsoft.

Rumores apontam que ambos consoles chegarão em algum momento de 2020, mas os lançamentos ainda precisam ser anunciados pelas empresas.