Notícias

Coronavírus pode atrasar lançamento do PlayStation 5

Pode vir mais um adiamento em 2020.

por Vinícius Paráboa
Coronavírus pode atrasar lançamento do PlayStation 5

O surto do coronavírus em Wuhan, na China, pode atrasar a estreia do PlayStation 5 e do Xbox Series X. Os consoles next-gen da Sony e Microsoft são produzidos no país asiático, e devido às medidas preventivas contra a doença, algumas fábricas precisaram fechar para evitar a disseminação da doença.

Existem duas possibilidades quanto ao impacto do vírus nos videogames. A primeira é o adiamento na data de lançamento das plataformas. A segunda é respeitar a estreia, mas com um fornecimento limitado dos produtos nas lojas.

O Jefferies Group, um banco de investimentos, publicou nota relatando que, se as fábricas chinesas permanecerem fechadas por um mês, o adiamento será inevitável.

O setor de videogames está produzindo ou começando uma mudança na produção da geração de consoles para a temporada de fim de ano de 2020. Se os fechamentos de fábricas excederem um mês, o calendário dos jogos vai ser adiado. Novos consoles podem, da mesma forma, sofrer com problemas de fornecimento devido à longa interrupção.

Ainda é cedo para dizer o quão grande será o impacto do coronavírus não só na indústria dos games, mas em todo ramo tecnológico. A China é a fabricante de diversos materiais eletrônicos, inclusive do suposto SSD que estaria no PlayStation 5.

Além disso, o Jefferies Group informou que entre 30 e 50% do trabalho artístico em games é feito em território chinês. Ou seja, não só os consoles passarão por perrengues, mas também os jogos em si.

Até o momento, mais de 600 pessoas faleceram devido ao coronavírus. São mais de 31 mil casos da doença confirmados, a maioria na China.

Será que teremos novo adiamento em 2020? E justamente do PlayStation 5?