Notícias

CPU do PS5 será quatro vezes mais poderosa que a do PS4 [rumor]

Uma geração com bastante poder!

por Raphael Batista
CPU do PS5 será quatro vezes mais poderosa que a do PS4 [rumor]

A nova geração de consoles deve mesmo oferecer melhorias bem significativas em comparação a atual. E as primeiras informações técnicas da CPU do PlayStation 5 são bem promissoras.

Na última semana, durante o evento EGX em Londres, o Digital Foundry falou abertamente sobre o novo console da Sony (via Wccftech). De acordo com a equipe, os codinomes atribuídos ao PS5 (Gonzalo, Oberan e Prospero) são reais e que a velocidade da CPU (clock) do console deve ser algo próxima a 3,2 GHz.  Somando ao que já sabemos: 8 núcleos e CPU e 16 threads, temos que o novo hardware dos japoneses será até 4 vezes mais potente que o PlayStation 4 padrão.

Para efeitos de comparação, o Gonzalo APU teria uma performance melhor do que GPU NVIDIA GTx 1080.

Vale frisar: as informações não foram comentadas oficialmente pela Sony, mas como a equipe do Digital Foundry é especialista na indústria dos videogames e conta relativo respeito, valem os créditos.

Valor do PS5?

O PlayStation 5 pode chegar ao varejo com um preço acima do valor de lançamento do PS4. A ProGamingShop, loja europeia – Eslováquia – de jogos, listou o lançamento do videogame para 4 de dezembro de 2020 por € 500 / U$ 558 (algo próximo a R$ 2.310 sem impostos e/ou taxas).

O console foi confirmado oficialmente pela Sony e chegará às lojas no fim de 2020. Ainda não há data exata, nem preço, mas já sabemos que ele virá com muitas novidades, como retrocompatibilidade, ray tracing e SSD.