Notícias

Parabéns pra você! Crash Bandicoot celebra 23 anos de vida

Franquia vem trazendo muitos lucros para a Activision.

por Vinícius Paráboa
Parabéns pra você! Crash Bandicoot celebra 23 anos de vida

WOAH! Tem marsupial fazendo aniversário nesta segunda-feira (9). Crash Bandicoot está completando 23 aninhos hoje. Em 09 de setembro de 1996, a Sony colocava no mercado o primeiro jogo do personagem nos Estados Unidos.

Criado pela Naughty Dog, Crash Bandicoot foi curiosamente lançado na data em que o PSOne completava seu primeiro ano (nos EUA). Desde então, tornou-se um fenômeno, com muitos o chamando na época de “o personagem do PlayStation”, tal como Mario é para a Nintendo e Sonic para a SEGA.

O sucesso do primeiro game fez a Naughty Dog continuar trabalhando duro, entregando mais dois produtos da história principal: Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (1997) e Crash Bandicoot 3: Warped (1998). Em 1999, veio o último jogo feito por eles, o spin-off de corrida, Crash Team Racing.

A partir daí, a franquia sofreu com altos e baixos. Jogos como Crash Nitro Kart (2003) e Crash Twinsanity (2004) até agradaram os fãs, mas não foram suficientes para manter a marca com grande popularidade como nos anos 90.

A Activision então resolveu reerguer o marsupial. Após nove anos sem um game para consoles (Crash: Mind Over Mutant saiu em 2008), a publisher encarregou a Vicarious Visions em fazer um remake da trilogia original de PS1. O sucesso de N’Sane Trilogy (2016) foi absoluto, com mais de dez milhões de cópias vendidas.

Com esses números, a Activision seguiu investindo em remakes e trouxe de volta o primeiro título de corrida, dessa vez nomeado Crash Team Racing Nitro-Fueled, desenvolvido pela Beenox. Mais de um milhão de cópias foram comercializadas em poucos meses.

Recentemente, a empresa detentora dos direitos de Crash Bandicoot, afirmou que o jogo é muito importante para eles, e continuará recebendo apoio. Espera-se que novos jogos dos personagens possam chegar nos próximos anos.