Notícias

Crash N. Sane Trilogy foi desenvolvido sem o código fonte original

Refeito do zero.

por Thiago Lima
Crash N. Sane Trilogy foi desenvolvido sem o código fonte original

Se as fases de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy são as mesmas dos jogos originais, não podemos dizer o mesmo de seus códigos fontes.

A Vicarious Visions, produtora do novo game, teve bastante trabalho desde que decidiu pelo remake das aventuras de Crash, pois não teve acesso ao código fonte original do título desenvolvido para PlayStation One.

Essa informação foi repassada por um relatório divulgado pela Ars Technica, revelando que poucas informações sobre o jogo original foram repassadas, nem mesmo materiais de referências.

A principal justificativa para isso ter acontecido foi o fato de o motor gráfico original de Crash Bandicoot ter sido algo muito exclusivo em sua época de lançamento original, quando praticamente nenhum outro jogo utilizou desse modelo.

Assim, como confirmou o próprio designer Dan Tanguay, da Vicarious Visions “Praticamente tudo estava faltando” para se desenvolver a atualização de um jogo tão antigo, mesmo que tenha sido inovador em sua época.

A criatividade que salvou o projeto

Ainda assim, a persistência da equipe de produção, com muitas horas de trabalho, encontraram alguns pontos que puderam ser aproveitados e que agilizaram o desenvolvimento de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, como no caso da mecânica 3D do jogo.

A perspectiva 3D ainda é uma dinâmica muito utilizada nos games atuais, e mesmo que o novo game tenha exigida alguma adaptação, ajudou na criação do universo renovado de Crash.

Um trabalho que deu espaço para novidades

Se por um lado o trabalho foi grande, recomeçando a produção de um jogo praticamente do zero, por outro, abriu possibilidades para novidades, como alguns temas atuais e a possibilidade de experimentar Coco como um personagem jogável desde o início do game.

Isso mesmo, além de presença da irmã mais nova de Crash, desde o primeiro título da trilogia, alguns easter eggs, inclusive referindo-se a jogos bem atuais, foram inseridos para melhorar a experiências dos novos e antigos jogadores da franquia.

1

O renovado (até em códigos) Crash Bandicoot N. Sane Trilogy chega ao PS4 no dia 30 de junho.