Notícias

Criadores de The Witcher se manifestam contra loot boxes

Marcin Iwinski, co-fundador da empresa, criticou as chamadas "loot boxes".

por Thiago Barros
Criadores de The Witcher se manifestam contra loot boxes

As microtransações em games continuam sob o olhar atento de jogadores, desenvolvedores e políticos. Quem entrou na discussão, mais uma vez, foi a CD Projekt RED, desenvolvedora de The Witcher. Em entrevista ao PC Gamer, Marcin Iwinski, co-fundador da empresa, criticou as chamadas “loot boxes”, que já se tornaram, praticamente, uma “tradição” nos jogos atuais.

Há loot boxes de variados tipos. Em alguns jogos, são apenas itens de estética ou bônus. Em outros, há conteúdo que interfere, de fato, no progresso do game. Para Iwinski, a grande questão é não fazer com que os jogadores gastem mais e mais dinheiro de “forma injusta”. Afinal, os preços pagos por jogos já são bastante altos.

Nossa posição é simples: basta ver nossos últimos jogos. Se você compra um game, deve ter um conteúdo polido, grande, que vai lhe dar muitas e muitas horas de gameplay. A partir do momento em que os jogadores acreditam que estão gastando dinheiro à toa, vão reclamar. E acho que isso é bom para nossa indústria. Eles vão nos ajudar a evoluir – observou.

Enquanto muita gente fica só na polêmica, a senadora americana Maggie Hassan enviou uma carta ao ESRB (agência de regulação norte-americana) para que o sistema de loot boxes seja revisto – especialmente pelo fato de estar acessível para pessoas de qualquer idade. Ou seja, em breve pode haver algum tipo de ação do governo estadunidense em relação ao assunto.

O que acha da posição do estúdio de The Witcher?