Hideo Kojima revelou uma informação importante sobre o desenvolvimento de Death Stranding. O jogo está em produção há cerca de três anos e conta com uma equipe de aproximadamente 80 desenvolvedores.

O criador da Kojima Productions explicou que quando desenvolveu Metal Gear Solid V, ele precisou de mais tempo, principalmente por conta da nova engine do game. Com Death Stranding foi diferente. O estúdio fez uma parceria com a Guerilla Games e “pegou emprestada” a engine de Horizon Zero Dawn, o que economizou uma boa parcela de tempo.

Não me entenda mal, eu sempre fui rápido (em desenvolvimento). Fazem o que, três anos? Não posso dizer muito sobre a Sony… talvez levasse o que, oito ou dez anos se fosse um título first-party? Cyberpunk (2077) provavelmente está aí há uns oito anos. Eu criei (Death Stranding) em três. Quando eu estava fazendo Metal Gear Solid V, eu precisava de mais tempo por causa da engine, e também porque fazia outros títulos.

Kojima se elogiou pouco depois. Ele diz que toma decisões rápidas, sem dizer que “vai pensar sobre o assunto”.

Eu sou muito eficiente em fazer jogos em pouco tempo. Todo dia, toda hora, eu decido ‘esquerda’ ou ‘direita’. Não direi ‘vou pensar sobre isso’ ou ‘vamos pensar sobre isso’, eu tomo a decisão na hora.

Ele continuou explicando o porque das decisões rápidas. Como Kojima é basicamente um ‘faz-tudo’, precisa economizar tempo. Além disso, ele comparou sua equipe com estúdios maiores (estes possuem entre 300 e 600 membros).

Uma das razões do porque da rapidez é que eu faço todo planejamento, design e produção, o que me força a tomar decisões rápidas. Não existe tempo perdido. Outros desenvolvedores podem ter equipes fazendo batalhas de boss e outras focadas em cutscenes. Mas o nosso time é de apenas 80 pessoas, normalmente grandes times possuem entre 300 e 600. Então acho que com o pouco tempo e quantidade de gente, além do feedback direto que dou, me permite fazer este jogo neste tempo.

Death Stranding fica divertido após a metade do jogo

Em outra entrevista, Hideo Kojima falou sobre o gameplay de Death Stranding. Segundo ele, sua criação ficará “divertida” após a metade da jogatina. Ele até comparou o ritmo do gameplay com o filme “Alien”.

Algumas pessoas dizem que é como o filme Alien, descobrindo gradualmente sobre o que mundo se trata, o que se pode ou não fazer. Talvez fique divertido somente ao completar 50% do jogo.

Death Stranding será lançado no dia 8 de novembro para PlayStation 4.