PlayStation 5: foto de suposto dev kit vaza no Twitter

Dev kit é parecido com o da patente divulgada pela Sony.

Uma imagem mostrando o suposto Dev Kit do PlayStation 5 vazou no Twitter. E, pelo visto, a patente dla Sony que foi descoberta há alguns meses era, realmente, a base para o “layout” do aparelho. Porém, vale lembrar que esse é só um kit de desenvolvimento para que os devs de empresas de jogos possam testar a capacidade do console e criarem os games.

Quem acompanhou notícias do PS5 nos últimos meses, provavelmente, viu os renders em 3D produzidos por uma empresa baseados nessa patente. O dev kit “de verdade” é bem parecido – conforme você pode conferir abaixo. O design “em V” está lá, assim como múltiplas “portas” na parte inferior e a ventilação do console.

Quem publicou a imagem foi o usuário BenjiSales do Twitter, famoso por divulgar números sobre vendas de jogos e consoles na rede social. Ele não deu nenhuma referência sobre a fonte do conteúdo, mas disse que era algo “muito grande para ignorar” e, por isso, postou.

Aparentemente, uma imagem real do dev kit do PlayStation 5 foi vazada.

Veja abaixo uma das imagens divulgadas pela LetsGoDigital, há alguns meses, no trabalho que foi baseado na patente da Sony. Ela é bem aceitável para uma versão final do PS5, seguindo esse modelo de visual proposto no dev kit, não?

O visual, a princípio “esquisitão”, do dev kit pode, sim, tornar-se algo comercial e bonitão se seguir esse caminho. Ao mesmo tempo, é bastante inovador. A referência ao “V”, o cinco em números romanos, é muito interessante. Mas, novamente, é bom ter calma: pode ser que as características do produto final sejam totalmente diferentes.

Para quem não está familiarizado, um “dev kit” é um kit de desenvolvimento de software. Eles são super comuns em períodos como esse, de transição de gerações. A ideia é permitir que o desenvolvedor de jogos tenha um contato prévio com a tecnologia do console e, com isso, já seja capaz de criar obras para o aparelho.

Como já sabemos, há empresas trabalhando em títulos para o PlayStation 5 nesse momento – por exemplo, o estúdio de Just Cause e Rage 2 e a Bluepoint.

Mais do PlayStation 5

O console foi confirmado oficialmente pela Sony e chegará às lojas no fim de 2020. Ainda não há data exata, nem preço, mas já sabemos que ele virá com muitas novidades.

A retrocompatibilidade é uma delas. O engenheiro do PS4, Mark Cerny, garantiu que games da atual geração poderão ser desfrutados na próxima. Além disso, especulações apontam que os jogos de todos os aparelhos PlayStation anteriores irão rodar no PS5.

Outro fator extremamente relevante na próxima geração é o suporte ao ray tracing. Para quem não sabe, essa tecnologia permite que a luz imita a forma como “pula” de um objeto para outro na cena. A renderização de reflexos, por exemplo, fica mais real.

E você, caro leitor? Já está juntando aquele dinheirinho para comprar o PS5? Conta pra gente nos comentários!

Disqus Comments Loading...