Notícias

Diretor de No Man’s Sky diz que “fugiu” da mídia: “me entristece”

Diretor critica o jornalismo de games e analisa uma "desconexão" na área com os desenvolvedores.

por Raphael Batista
Diretor de No Man's Sky diz que

Para Sean Murray, diretor criativo de No Man’s Sky, há uma desconexão entre o jornalismo de games e os desenvolvedores. Por isso, a Hello Games decidiu afastar-se da imprensa após o lançamento do jogo. Segundo ele, esse abismo de comunicação causa problemas para o produto e para a ideia em desenvolvimento.

Em um painel na Develop: Brighton, Murray diz não saber julgar se a decisão foi correta ou errada, mas ele analisou o ambiente e percebeu que há uma lacuna de informações sobre o processo de criação de jogos. O espaço foi deixado de lado ao longo dos anos, pois a mídia tomou um rumo mais informativo.

Na nossa cabeça, pensamos que, quando estamos falando com a imprensa, a pessoa entende completamente como o desenvolvimento de jogos funciona. Nós sempre fazemos isso.

Meio que me entristece, em termos de jornalismo atual, nós não vermos pessoas conversando e educando público sobre desenvolvimento, como funciona e o que acontece nos bastidores.

Existe uma desconexão aqui. Para nós, alguns recursos funcionam, outros não. Enquanto adicionamos alguns, retiramos outros. Assim nós vamos e voltamos, sempre ajustando o nosso título.

Eu vejo a EA ou a Microsoft tentando aplacar os jogadores polarizados enquanto tenta criar um diálogo com eles. Seja certo ou errado, isso simplesmente não funciona.

O diretor de No Man’s Sky também comentou sobre empresas criticadas na indústria, como a EA e a Bethesda. Para ele, elas precisam focar-se mais na produção de conteúdo; e “falar menos”. Afinal, nem sempre se posicionar ajuda a marca. Pelo contrário.

E você, o que acha da relação entre o jornalismo de games, as empresas e os fãs?