Notícias

Diretor do primeiro God of War diz: “jogos AAA estão morrendo”

David Jaffe argumenta que sequências de franquias são repetitivas.

por Raphael Batista
Diretor do primeiro God of War diz:

O diretor do primeiro God of War (2005), God of War (2007) e God of War 3 – como roteirista – , David Jaffe, expressou a sua descrença com os novos jogos AAA. Segundo ele, todas as grandes produções “são repetitivas e estão morrendo, os jogadores só ainda não perceberam.”

David pontua sua opinião através do seu canal no YouTube ao comparar o primeiro Uncharted com o último título da franquia. Construindo um paralelo entre o jogo lançado em 2007 e o outro, em 2016, o ex-criador de jogos aponta que não existem diferenças entre os produtos. Tudo está exatamente igual.

https://www.youtube.com/watch?v=K0xVF7BJ9NA

Minha intenção é dizer que: o que eu fiz em 2007 em Uncharted está exatamente igual ao que fiz em Uncharted 4. Especificamente sobre as mecânicas, o jogo não oferta nada de novo. É por isso que abandonei os jogos AAA, porque são a mesma coisa, no final das contas.

Acredito que o papel dos novos jogos da franquia é ofertar um misto de jogabilidade confortável com novidades surpreendentes. Porém, eu vejo que maioria dos jogos AAA se esqueceram da parte em oferecer novidades.

Um dos participantes da transmissão realizada por Jaffe comentou que, talvez, a franquia Uncharted não fosse o melhor exemplo e, sim, jogos anuais como Assassin’s Creed e outros. Contudo, ele ressaltou que a maioria das franquias sofre do mesmo mal. “Uncharted, Assassin’s Creed, Far Cry, Gears of Wars, todos seguem o mesmo padrão ano após ano.”, reforçou.

O último trabalho de David Jaffe foi com Drawn to Death, um shooter em terceira pessoa com visual bastante diferente. Lançado em 2017, o jogo sofreu pesadas críticas por entregar uma jogabilidade pouco funcional, gráficos esquisitos e partidas sem muita emoção.