Notícias

“EA só está interessada em monetizar seus jogos”, diz ex-desenvolvedor

Dinheiro.

por Raphael Batista

Em uma entrevista ao Waypoint, o ex-desenvolvedor da BioWare, Manveer Heir, declarou que a “Electronic Arts está mais interessada em monetizar seus jogos.” A declaração surgiu devido ao recente fechamento do estúdio Visceral Games, desenvolvedora que estava responsável pela produção de um novo jogo da saga Star Wars.

O fechamento, de acordo com o executivo da EA, foi devido à necessidade de novos rumos para a produção. Antes, focado na narrativa single-player, a empresa desejava um título que “os jogadores tenham um aproveitamento por longo tempo”. Segundo Manveer Heir, tal atitude faz jus à postura que a empresa vem adotando há um tempo.

“Aquela decisão foi, definitivamente, coisa interna da EA. Eles estão cada vez mais gerando jogos de mundo aberto. E a razão disso é porque eles querem monetizar ainda mais. É pela mesma razão que adicionamos os pacotes de cartas em Mass Effect 3: uma forma de fazer os jogadores voltarem ao game ao invés de experimentarem 60-100 horas corridas.” Disse o ex-desenvolvedor que trabalhou em ME 3, ME: Andromeda e Wolfeinstein.

1
Mass Effect: Andromeda foi uma das grandes polêmicas de 2017 pelo resultado precário.

Preocupação com o retorno

Durante a entrevista, Manveer ainda revelou que este é um dos problemas principais das grandes empresas. Elas estão preocupadas, exclusivamente, com o retorno do investimento inicial. E, para tanto, é necessário priorizar um (o multijogador) em detrimento do outro (single-player).

Tratando-se especificamente sobre Mass Effect 3, o ex-desenvolvedor disse:

“Nós havíamos recebido o investimento de 100 milhões e mesmo assim não conseguimos realizar um bom produto single-player que desejávamos. Mas porque não podemos ter os dois? Porque precisamos escolher apenas um? A resposta é que a EA e as grandes empresas apenas desejam o retorno do dinheiro. Elas não se importam com o que os jogadores querem, mas sim com aquilo que eles irão pagar.”

As microtransações sempre são polêmicas e a maioria dos consumidores se perguntam se existem pessoas que realmente compram esses produtos. Manveer explicou que somente pelo faturamento dos pacotes de cartas em Mass Effect 3, que foi possível investir em um modo multijogador em Dragon Age. Ou seja, um retorno imediato, fácil e lucrativo.

Qual sua opinião sobre essa política adotada por muitas empresas? Deixe seu comentário.