No final de janeiro, James Ohlen e Chad Robertson (ex-funcionários da BioWare) decidiram formar um novo estúdio, a Archetype Entertainment. E ao que parece, a empresa parece gostar de ex-empregados da desenvolvedora da EA. Desta vez, o escritor de Mass Effect, Drew Karpyshyn, se juntou a equipe.

Karpyshyn divulgou a notícia através de seu blog pessoal. Ele será o principal escritor da produtora e disse que não esteve “tão empolgado para trabalhar em um projeto em um bom tempo”. A Archetype está criando no momento, um RPG com temática sci-fi.

O dev. deixou a BioWare pela segunda vez em 2018, e explicou os motivos no comunicado. Segundo ele, o estúdio da EA passou a fazer jogos baseados em pesquisas de mercado e não por “paixão”.

Quando eu comecei na BioWare, tudo era novo e emocionante. Era um trabalho dos sonhos. Mas conforme crescíamos e tínhamos sucesso, as coisas mudaram. Nós fazíamos menos o que amávamos e as equipes eram obrigadas a fazer games baseados em pesquisas de mercado ao invés de nossas paixões. Meu trabalho dos sonhos virou apenas um trabalho e eu perdi todo o entusiasmo que tinha.

A Archetype, por sua vez, já deu alguns detalhes do seu primeiro game. Será uma “aventura épica que contará com escolhas que causam um impacto na história”. Ainda não há data de lançamento definida para o título.