Recentemente, noticiamos que a revista japonesa, Famitsu, havia dado uma nota perfeita para Death Stranding. Acontece que isso vem causando certa controvérsia no Japão, uma vez que o presidente da editora do veículo, Hirokazu Hamamura, faz uma participação especial no game.

Os fãs abriram uma thread no fórum ‘2ch‘ para debaterem o tema. Uma imagem em especial, chama atenção. Ela mostra a cena em que Hamamura conversa com Sam, além de detalhar seu nome nos créditos do jogo. Veja abaixo:

Famitsu Death Stranding
Nota da Famitsu vem causando controvérsia no Japão (Imagem: 2ch)

Além de ser presidente da Enterbain (publisher da Famitsu), Hamamura já o foi editor da revista. Sua conta oficial no Twitter o apresenta como “Representante Oficial do Grupo Famitsu”.

A controvérsia fica mais densa com seu personagem in-game. Em Death Stranding, ele é o “Colecionador”, um homem que teve como pai, um editor de revista anos antes da história acontecer.

Mas não para por aí. Quando o “Colecionador” conversa com Sam, ele o elogia dizendo: “Você com certeza chegará ao Hall da Fama” (via Kotaku). Jogos com nota perfeita da Famitsu ganham uma espécie de selo dizendo: “Hall da Fama“.

Famitsu Death Stranding
Legenda em japonês diz: “Você com certeza chegará ao Hall da Fama” (Imagem: 2ch)

Por fim, o mascote oficial da Famitsu, “Necky, a Raposa”, também aparece em Death Stranding. Veja a imagem abaixo:

Alguns comentários no 2ch questionam todos os fatos mencionados. Um usuário diz que “dar uma nota perfeita para um jogo em que você apareceu é deselegante“. Já outra pessoa comenta: “aparecer no jogo como forma de propaganda é ok, mas fazê-lo e avaliar o game não é“.

Esta não é a primeira vez que Hamamura aparece em um jogo. ‘428: Shibuya Scramble’ (Wii) e ‘Metal Gear Solid: Peace Walker’ (este outro game de Kojima) também tiveram participações especiais do ex-editor da Famitsu. Na época, os títulos receberam reviews perfeitas da revista.

Death Stranding está disponível para PlayStation 4 como exclusivo temporário. Em 2020, o PC receberá sua versão do jogo.