Notícias

FIFA não tem ‘handicap’, garante executivo após novo update

Executivo garantiu.

por Thiago Barros
FIFA não tem 'handicap', garante executivo após novo update

FIFA não tem handicap. É o que garante Matt Prior, diretor criativo do game, após a polêmica sobre o assunto ter sido reaquecida nesta terça-feira (20). Um post no Reddit identificou trechos do código de programação do FIFA 17 que dariam a entender que o jogo fica mais fácil para quem está jogando mal e mais difícil para quem está bem. No entanto, o executivo da EA Sports refutou a tese veementemente.

O debate sobre o handicap no FIFA é antigo, mas a EA sempre negou. Dessa vez, porém, com uma suposta evidência vindo direto da programação do jogo, a repercussão foi ainda maior. Um usuário do Reddit identificou as palavras “usado no momentum” em um código relacionado à química de um time. Além disso, um pouco depois, ele viu algo chamado “dificuldade adaptável”, com códigos que pareciam adaptar a dificuldade de acordo com o placar e a posse de bola das equipes.

Não estamos roubando ninguém. Absolutamente. Pode parecer isso quando você está do outro lado, mas não. Sempre tem uma desculpa! É habilidade quando você ganha, mas roubo quando você perde. É algo que sempre nos perguntam: se tem algum script para essas coisas. Mas posso garantir a vocês que não. É só futebol. Esse tipo de coisa acontece no futebol – resumiu.

Segundo Prior, a única coisa que está programada é a qualidade de cada jogador de um time, e isso pode fazer a diferença, sim, nos resultados. De acordo com ele, as estatísticas e o preparo físico dos atletas contam muito para o desempenho deles, especialmente no fim do jogo. E, para o executivo, essa imprevisibilidade é “parte da beleza do esporte”, mesmo que seja frustrante em alguns momentos.

Há muitas coisas que podem contribuir para erros acontecerem, mas, fundamentalmente, é futebol – completou.

Com o update 1.11, de 836 MB, a EA atualizou diversos problemas de estabilidade e corrigiu uma falha em que os jogadores congelavam quando o comando de fazer a linha de impedimento era acionado, além de erros de sobreposição de textos na leaderboard do FUT Champions.