Notícias

Fim de uma era: Kaz Hirai anuncia aposentadoria da Sony

Depois de 35 anos na Sony e 4 PlayStations lançados, executivo se despede da empresa.

por Bruna Mattos
Fim de uma era: Kaz Hirai anuncia aposentadoria da Sony

Kaz Hirai anunciou oficialmente que está se aposentando da presidência da Sony no meio deste ano. O executivo ficou nos dois cargos por cinco anos e se afastou da posição de CEO da Sony Corporation no ano passado.

Hirai estava na Sony Computer Entertainment desde 1995 e viu o surgimento e incrível ascensão da marca PlayStation com o desenvolvimento de quatro consoles de sucesso – fora dois ótimos portáteis – em um mercado competitivo. Ele foi parte fundamental do lançamento do PlayStation 4.

Em 2012, Kaz Hirai assumiu a presidência da Sony depois de a empresa ter passado por uma perda acentuada de capital. O executivo assumiu uma reestruturação profunda e depositou investimentos na área de games e imagem.

Em 2018, ele passou a liderança da empresa para Kenichiro Yoshida e manteve-se na presidência apenas nesse período de transição.

Obrigado pelos memes

Kaz Hirai também era uma das maiores fontes de memes na “guerra de consoles”. O perfil “fake Kaz Hirai” não se concentrava em tirar sarro da concorrência, mas em fazer piadas com própria Sony – principalmente do desempenho duvidoso do PlayStation Vita ou o fato de ninguém entender absolutamente nada de Death Stranding:

Depois de mais de 35 anos de casa (Hirai entrou na divisão musical da Sony em 84), o executivo diz deixar a empresa com a sensação de missão cumprida.