Notícias

Flop? Vendas de Call of Duty: Infinite Warfare ficam abaixo do esperado

por Thiago Barros
Flop? Vendas de Call of Duty: Infinite Warfare ficam abaixo do esperado

Call of Duty: Infinite Warfare flopou? Ao que tudo indica, sim. De acordo com a firma de análise NPD, o novo game da série de FPS vendeu bem menos do que os seus desenvolvedores esperavam no mês de novembro. Em cópias físicas, foram 50% a menos do que o Black Ops III conseguiu no ano passado. Muito preocupante para a Activision Blizzard, que vive um momento ruim no mercado.

Desde meados de outubro, o valor das ações da companhia caiu em 20%, e estes números do seu grande lançamento de 2016 não ajudam em nada a melhorar a situação. O analista Doug Creutz, da empresa Cowen, explica que o número de vendas foi 17% pior do que o esperado por eles. Ou seja, a previsão já era de queda, mas ela foi mais acentuada do que o imaginado.

No entanto, além da possibilidade de Call of Duty Infinite Warfare ter, de fato, flopado, é preciso considerar que os números tratam apenas das cópias físicas vendidas. Número que caiu também com diversas outras franquias, como algumas da EA. Isso porque muita gente vem preferindo adquirir o formato digital dos jogos. Afinal, são muito mais práticos. Segundo a EA, inclusive, 30% de suas vendas já são de produtos digitais.

Estes números referem-se apenas ao mercado norte-americano, mas segundo a Gfk Chart-Track, no Reino Unido as estatísticas foram parecidas. Comparando a primeira semana de vendas de Call of Duty Infinite Warfare com a de Black Ops III, houve uma queda de 48%. E o pior: a tendência é de que em dezembro, haja uma queda de cerca de 10% nas vendas do game nos Estados Unidos, segundo o analista Brian Nowak, da Morgan Stanley.

A Activision Blizzard não comentou sobre o tema à CNBC, primeira rede de notícias a divulgar as informações, e segue sem se pronunciar sobre o caso, pois os dados não deveriam ter sido divulgados. Vale lembrar que desde seu anúncio, Infinite Warfare teve uma recepção ruim de muitos gamers por ser futurista demais. Battlefield 1 sendo um sucesso na Primeira Guerra Mundial também contribuiu para isso.

Aproveite para conferir o que achamos do game: