Notícias

Gameplay de FIFA 20 é detalhado em novo trailer; assista

Será que vai melhorar?

por Thiago Barros
Gameplay de FIFA 20 é detalhado em novo trailer; assista

Enfim, temos novidades sobre o gameplay de FIFA 20. Após previews animadores de quem já teve a oportunidade de testá-lo, o game recebeu mais informações direto da EA Sports. Uma página inteira no site oficial do título e um novo trailer, que você pode assistir abaixo, acabaram de sair do forno. Ambos com mais detalhes sobre a jogabilidade do novo FIFA.

O vídeo tem cerca de 1:30 de duração e mostra a nova forma de cobrar faltas e pênaltis, um sistema repaginado de jogadas 1×1 (no ataque e na defesa), algumas melhorias na física da bola e finalizações mais precisas. Além disso, claro, é possível dar uma olhada melhor nos gráficos, que não parecem lá tão diferentes assim.

É sempre bom ver esses trailers para observar as faces e os corpos dos jogadores. Parece que FIFA 20, realmente, não irá evoluir tanto nesse sentido. De qualquer reforma, o vídeo mostra uma qualidade satisfatória em ambos. Um dos destaques é o brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid, que agora tem um visual bem mais parecido com o da vida real.

Mas o que importa mesmo é a parte da jogabilidade, certo? E A EA Sports resolveu dividir suas novidades em três tópicos: com a bola, sem a bola e a bola em si. Ou seja, melhorias para ataque, defesa e física da pelota – algo que os jogadores vinham criticando bastante.

Novidades do Gameplay de FIFA 20

O gameplay de FIFA 20 é descrito como “inteligência do futebol” no site oficial do jogo. E para tentar trazer esse conceito ao jogo, a EA Sports aposta nas seguintes melhorias:

Com a bola:

  • Dribles: eles estão mais reais e precisos. Além das gracinhas tradicionais, agora haverá mais opções de fintas. De mover o corpo apenas para ludibriar o adversário;
  • Desarmes: o sistema Active Touch Tackling promete ajudar os jogadores a roubarem as bolas com mais precisão e eficácia, junto com novas animações de desarmes;
  • Finalizações: os chutes cara a cara com os goleiros serão mais precisos, segundo a EA. A ideia é valorizar isso em detrimento dos chutes longos e “roubados” do FIFA 19;

Sem a bola:

  • Defesa Automática: uma das maiores reclamações de FIFA 19 deve ser modificada; a forma como a defesa se comporta sem o jogador controlá-la. A EA promete um suporte mais inteligente, porém que necessite mais presença manual;
  • Movimentos: Posicionamentos e movimentações dos jogadores sem a bola fazem muitos jogadores se irritarem. A empresa garante que isso vai melhorar no FIFA 20.

A Bola:

  • Movimento: A ideia é fazer com que a bola de FIFA 20 gire mais, quique mais. Tenha o comportamento mais próximo possível do que acontece na vida real.
  • Trajetória: Além disso, há mudanças na trajetória, com mais ângulos em que ela pode ir. Como em faltas cobradas com efeitos específicos, por exemplo.

Repercussão do Gameplay de FIFA 20

No Twitter, a recepção foi dividida. Enquanto houve quem demonstrasse acreditar que isso fará com que o jogo dê um salto de qualidade, outros ironizaram. Nick, do canal “Run The FUT Market”, famoso influenciador do jogo, brincou: “FIFA 17 remastered”. Outro usuário, identificado como Freeman Ryan, disse que “todo ano vocês falam a mesma coisa”.

Também houve comentários no YouTube. Matthew McCourt confessou estar “sentindo mais uma vez a hype de FIFA”. Já Sniper King falou o que parece ter sido a impressão de grande parte da comunidade: “trouxeram de volta o que já gostávamos, mas vocês tinham jogado fora”. A sensação é exatamente essa.

Muitas das novidades não são lá tão novas assim. A própria forma de cobrar faltas foi vista em outros FIFAs, porém alterada nos últimos anos. De qualquer forma, é positivo que a EA assuma o erro e volte ao formato antigo. Assim como ouça o feedback dos jogadores, para melhorar um aspecto que foi tão criticado em FIFA 19.