Notícias

Google anuncia Stadia, plataforma de games, e alfineta PS4 e Xbox One

Prometendo desempenho 3x melhor do que o PS4 Pro, Google Stadia vai levar jogos top de linha para qualquer dispositivo pelo Chrome.

por Thiago Barros
Google anuncia Stadia, plataforma de games, e alfineta PS4 e Xbox One

O Google pode ter dado o primeiro passo para uma revolução no mercado dos games. Na tarde dessa terça-feira (19), a empresa apresentou o Stadia, sua nova abordagem para os jogos eletrônicos. Inovadora, ela funciona totalmente na nuvem e aproximará dois pilares da “experiência gamer” atual: assistir e, claro, jogar. E rolou até uma leve alfinetada nos consoles atuais.

A tecnologia por trás do Stadia é impressionante. Ele não é um console, nem mesmo um serviço daqueles que estamos acostumados a ver, como o Steam. A plataforma vai rodar via Google Chrome, o navegador de Internet da empresa. Como? Via streaming. Tudo irá rodar, de fato, nos supercomputadores da Gigante das Buscas, e será transmitido para o seu dispositivo por meio do browser.

https://youtu.be/AffodEEF4ho

Não importa a configuração do seu hardware, ele vai reproduzir algo que está rodando em outro lugar. Corresponde bem às previsões de especialistas de que, realmente, o futuro dos games está no streaming.

Pense num Netflix, por exemplo. Ele é capaz de rodar 4K, mas adapta a resolução para a realidade do seu dispositivo – e, mais crucial ainda, sua Internet. É assim que funcionará o Stadia, só que com um joystick.
“Um lugar para todas as maneiras de jogar”, resumiu Phil Harrison, VP do Google que atuou tanto na Microsoft, com o Xbox, quanto na PlayStation.

Durante a apresentação, para deixar mais claro como as coisas vão rolar, foi mostrado Assassin’s Creed Odyssey rodando em várias plataformas (desktop, celular, tablet e a TV, pelo Chromecast). Com o save sendo levado de uma para a outra, mais ou menos como acontece com o Switch quando alterna entre dock e portátil. O resultado foi bem impressionante, com ótima qualidade e desempenho.

Também pudera, né? O centro de onde o Stadia vai funcionar rodando os jogos possui especificações técnicas bem avançadas. Com uma GPU exclusiva para os datacenters, feita pela AMD, o Stadia terá 10,7 teraflops – sendo mais potente do que Xbox One X (6) e o PS4 Pro (4,2) juntos. Cada sessão terá ainda um processador x86 de 2,7 GHz e 16 GB de memória RAM.

1

O objetivo é permitir que os jogadores rodem as partidas com resolução até 4K e 60 fps – inclusive, foi anunciado que Doom Eternal será um dos games disponíveis para o novo serviço e rodará com essas configurações. Obviamente, mais uma vez, vai depender da sua conexão à Internet e da capacidade da sua tela de rodar o 4K.

Segundo o Google, é só ter uma conexão de 25 Mbps que vai rolar. Será?

Além de todos os aspectos técnicos e inovadores de jogabilidade, o Stadia também terá uma relação bacana com o YouTube. Será possível fazer streaming de forma quase que instantânea para a plataforma, além de acessar os jogos que outras pessoas estiverem transmitindo.

2

O Google promete que, em breve, será possível até fazer lives com 8K de resolução e a 120 fps.

E para fechar as novidades do anúncio, Jade Raymond, ex-EA e Ubisoft, confirmou que será a responsável pela Stadia Games and Entertainment, divisão da plataforma que vai cuidar de jogos exclusivos. Ou seja, o Google vai investir também nessa área, que já se mostrou um grande diferencial no mercado atual – especialmente a favor do PlayStation e do Nintendo Switch.

Ainda não há previsão de lançamento do Stadia, mas o Google promete que ele chega em 2019 aos Estados Unidos e ao Canadá. Resta saber como será a liberação dele no resto do mundo.