Notícias

Governo dos EUA adia aplicação de novos impostos sobre videogames

Guerra comercial pode impactar a indústria de videogames.

por Hugo Bastos
Governo dos EUA adia aplicação de novos impostos sobre videogames

A guerra comercial entre Estados Unidos e China não deve afetar os videogames, pelo menos por enquanto. O presidente dos EUA Donald Trump anunciou que concorda suspender a aplicação do aumento de impostos sobre videogames e outros produtos chineses. A declaração foi dada após encontro com o presidente chinês Xi Jinping, durante o G20 em Osaka, Japão.

Ele explica que o acréscimo não ocorrerá enquanto China e EUA estiverem em negociação. Afirmou que uma possível redução nos impostos não vai acontecer também. Além disso, Trump declara estar focado na qualidade da transação, não na rapidez com a qual ela ocorre.

A mídia especializada analisa a situação como uma espécie de “Guerra Fria”. Enquanto ambos os países negociarem, não deve haver um efeito negativo maior na indústria de jogos. Há a possibilidade de os novos impostos sequer serem implementados. No entanto, há também o temor de que as nações não entrem em acordo.

Veja declarações:

Em maio, a Secretaria de Comércio dos EUA publicou um documento detalhando aumento nos impostos de diversos produtos da China. Nele, constava uma adição de até 25% nos valores cobrados. Tal ação impactaria diretamente os preços de todos os consoles atualmente comercializados.

Isso foi o suficiente para unir Sony, Microsoft e Nintendo que, em uma carta conjunta, condenaram a atitude do governo, descrevendo-a como “um efeito cascata de grandes proporções”. Sua implementação não apenas traria aumento nos valores cobrados atualmente, como prejudicaria toda cadeia produtiva, conforme documento.

Apenas o anúncio e a possibilidade do aumento de impostos sobre consoles já foi suficiente para provocar impactos na indústria de videogames. Não apenas levou três grandes concorrentes a unirem forças, como a própria Nintendo já transferiu a produção de seu console para o sudeste da Ásia.