Notícias

História de Resident Evil 2 “não será alterada” no remake, diz Capcom

Remake respeitará a história original; mudanças serão estéticas e na localização de chaves, puzzles e inimigos.

por Bruna Mattos
História de Resident Evil 2

O remake de Resident Evil 2 era um pedido de longa data de muitos fãs da série de survival horror da Capcom. No entanto, por ser um jogo extremamente querido pela comunidade, é comum que exista algum receio com mudanças drásticas em relação à obra original.

Em entrevista à IGN Brasil, os os produtores de Resident Evil 2, Yoshiaki Hirabayashi e Tsuyoshi Kanda, falaram sobre como foi trazer o clássico de 1998 para os dias atuais. Algumas mudanças precisaram ser implementadas, mas ambos garantiram que o remake respeita uma série de elementos do original.

Hirabayashi ressaltou que os momentos mais icônicos e representativos da experiência original serão mantidos no remake. No entanto, pequenas alterações de localizações de chaves, portas e de inimigos foram feitas para manter o fator surpresa, especialmente para os veteranos:

“Pegue por exemplo as chaves do jogo que têm os naipes das cartas, como espadas e paus… Essas são imagens clássicas de Resident Evil 2, e mantivemos isso, mas mudamos as localizações dessas chaves, por exemplo. Essa foi uma maneira de manter as coisas familiares, mas também oferecer novos desafios aos puzzles.”

Com relação à história do game, Kanda destacou que nada precisou ser alterado para que se tornasse mais adequada aos dias atuais. No entanto, a tecnologia atual permitiu que a trama sofresse adições que a tornaram mais profunda:

“Quisemos incluir novas coisas ao invés de alterar a narrativa original. Então você tem a história de Leon e Claire e de outros personagens que interagem com eles. Esses elementos-chave estão todos no lugar, mas drama humano e um enredo mais profundo não eram coisas possíveis na época, e agora podemos fazer isso graças à tecnologia dos consoles atuais”.

Apesar dos produtores considerarem que a história de Resident Evil 2 permanece adequada aos dias atuais, algumas questões estéticas precisaram ser mudadas. A farda de Leon, por exemplo, foi revisada para se tornar mais realista e prática. A roupa tinha ombreiras no jogo de 1998, um elemento que não está presente em uniformes nem nos dias atuais nem na época.

Já o visual de Claire foi drasticamente repaginado. A moça é uma motoqueira, mas usava uma roupa que deixava braços e pernas expostos, algo totalmente conta-indicado para alguém que está pilotando: “prestamos atenção a isso e decidimos que ela deveria ter uma roupa de motoqueira mais útil”. A “nova” Claire usa jaqueta e uma calça jeans comprida.

O remake de Resident Evil 2 será lançado em 25 de janeiro de 2019.