Notícias

Jogadores de console preferem mídia física, aponta estudo

Caixinhas na estante são a preferência de mais de 60% dos jogadores de console.

por Bruna Mattos
Jogadores de console preferem mídia física, aponta estudo

Enquanto as novas tecnologias tendem a nos levar em direção a um mundo cada vez mais digital, os gamers parecem preferir manter suas caixinhas de mídia física empilhadas nas estantes. É isto que mostrou a pesquisa realizada pela Nielsen, uma empresa especializada em análise de mercado e de consumo.

A pesquisa entrevistou jogadores com idade superior a 13 anos e descobriu que 66% dos usuários de consoles preferem comprar jogos em mídia física. A situação se inverte com os jogadores de PC: 29% deles compram seus games em formato digital. Os principais motivos podem ser as limitações impostas pelo espaço em disco rígido dos consoles e a baixa oferta de edições físicas de games para PC.

O comportamento do segmento vai contra ao que vem acontecendo com várias outras mídias. É raro ver pessoas comprando CDs ou até mesmo músicas digitais de seus artistas favoritos com o grande crescimento de plataformas de streaming. O mesmo vale para o comércio home video, estagnado com o aumento da popularidade do Netlix e outros serviços semelhantes. Até mesmo os livros físicos estão perdendo espaço para suas versões digitais, que podem ser acessadas em diversos dispositivos.

Vale lembrar que este cenário pode estar com os dias contados. Segundo Yves Guillemot, o CEO da Ubisoft, os consoles serão substituídos por serviços baseados em streaming, como temos para músicas e séries atualmente, como o Spotify ou o Netflix. O CEO da Ubi acredita que isto pode acontecer em um futuro próximo, e as empresas já estariam investindo neste tipo de tecnologia para daqui no máximo duas gerações.