O serviço de jogos por streaming da Sony, PlayStation Now, oferece bons benefícios para os consumidores, mas relatos recentes têm apontado críticas sérias em relação às licenças dos games disponíveis na biblioteca virtual. Muitos reportaram no Reddit a “perca de acesso” a alguns jogos ou que foram impedidos de comprar títulos.

Aos que não sabem como funciona o PS Now: quem é assinante do serviço tem direito a baixar jogos selecionados, mas alguns destes tem uma data limite para serem experimentados. Por exemplo, God of War ficará só até 2 de janeiro. Após essa data, o game será removido do serviço e os assinantes não terão mais acesso a ele pelo serviço a não ser que comprem.

Conforme os jogadores baixam jogos disponíveis no PS Now para sua biblioteca local, eles têm a opção de comprá-lo na PS Store e obter o acesso permanente. Contudo, várias pessoas reportaram que “não conseguem comprar os jogos baixados anteriormente na PlayStation Now em promoções ou até mesmo quando estes fiquem gratuitos na PS Plus”.

Exemplo: você assina o PS Now e resolve testar um jogo. Você baixa, experimenta e posteriormente remove o game por qualquer motivo. Caso você tente comprar este mesmo jogo na PS Store no futuro, poderá passar por problemas.

Uma usuário do fórum até detalhou a perda da licença de um jogo que comprou na PS Store após tê-lo jogado no PS Now. Quando a assinatura do serviço acabou e o usuário não renovou, o jogo ficou inacessível.

Ao que parece, o sistema de licenças dos jogos vem se deparando com conflitos. Por enquanto, a Sony não se pronunciou sobre o assunto. Como o serviço do PS Now ainda não está disponível no Brasil, a maioria dos brasileiros não deve passar por isso, mas é algo a ser observado.