Notícias

“Jogos de terror são difíceis de vender”, diz ex-dev de Dead Space

Gostar é uma coisa, comprar é outra muito diferente!

por Daniel dos Reis

Um dos assuntos mais debatidos nesta semana tem sido a produção de jogos single-player, concentrados em narrativas mais elaboradas, com altos custos de produção, mas com rentabilidade muito abaixo dos jogos multijogadores, que possuem, naturalmente, uma longevidade maior, gerando mais lucro para as editoras.

Quem aproveitou o momento para fazer observações e alimentar a discussão foi Zach Wilson, ex-dev da Visceral Games, estúdio recém-fechado pela Electronic Arts. Wilson comentou especificamente sobre jogos de terror, usando Dead Space como base.

De acordo com ele, jogos do gênero são muito mais difíceis de se comercializar que outros AAA. O dev aponta que, na verdade, o jogos de terror são uma espécie de ‘faca de dois gumes’. Mesmo aqueles que se intitulam fãs do gênero acabam por deixar de comprar os jogos, muita das vezes por estes serem ‘assustadores demais’.

O survival horror é difícil“, enfatiza o desenvolvedor, “Em geral, os jogos de terror são caros de se fazer e muitos difíceis de se vender. As pessoas nos explicavam que amavam Dead Space, mas não compravam porque era muito assustador. É como trabalhar contra você mesmo“, conclui.

E Dead Space 2 serve muito bem para ilustrar o cenário. O jogo custou mais de US$ 60 milhões para ser desenvolvido e, mesmo conquistando boas notas, foram comercializadas cerca de 4 milhões de cópias, o que não foi suficiente para EA.

Outro exemplo, dessa vez mais recente, é o Resident Evil 7. O jogo da Capcom também angariou boas avaliações e, curiosamente, vendeu até o momento 4 milhões de cópias, ficando, também, abaixo das expectativas de vendas da empresa japonesa.

Por outro lado, analisando outros jogos de sucesso, nos vem à memória Outlast. O jogo conquistou muitos adeptos nos últimos anos. Com baixo orçamento, boas ideias e forte apelo, o game vem sendo um dos principais expoentes do gênero.

Será que o gênero survival horror é uma espécie de paradoxo dos videogames? Ao mesmo tempo em que existe uma comunidade de fãs, estes mesmos adeptos acabam não comprando os jogos? Ou os jogos que na verdade não são lá estas coisas?