Notícias

Hideo Kojima agradece Konami pelo aprendizado e fala de sua “volta por cima”

Desenvolvedor falou sobre as dificuldades que enfrentou depois de deixar a empresa

por Vinícius Paráboa
Hideo Kojima agradece Konami pelo aprendizado e fala de sua

Mais de três anos depois de deixar a Konami, Hideo Kojima agradeceu a empresa pelo aprendizado em sua carreira. O produtor trabalhou por trinta anos na companhia japonesa e não nega sua “conexão” com a dona de franquias como Silent Hill.

Em entrevista à Famitsu, ele começou contando sobre como foi a experiência de deixar a Konami. Kojima diz que saiu da empresa por conta própria, e sentiu resistência por parte da família ao criar um novo estúdio.

Fazem três anos e nove meses que saí por conta própria. Naquela ocasião, eu tinha 53 anos. Uma idade em que você se aposentaria, certo? Meus familiares também eram contra a ideia. (de criar um estúdio). Eu estava na meia-idade, não tinha dinheiro ou qualquer outra coisa, e só eu dizia que ia fazer um jogo de mundo aberto.

Dúvidas pairaram sobre o sucesso. Pelo menos é o que o desenvolvedor conta. E a razão para isso é bem simples: nenhum game designer teve sucesso por conta própria.

A razão para isto é que não tem um único game designer famoso que teve sucesso depois de ficar por conta própria.

Kojima ainda conta as dificuldades que enfrentou para conseguir dinheiro suficiente e se estabelecer. Nenhum banco queria lhe emprestar uns trocadinhos, mas um fã acabou lhe salvando.

Quando fui ao banco, não podia pegar nenhum dinheiro emprestado. Eles disseram: ‘Sabemos que você é renomado, mas você não tem resultados’. Esse é o tipo de país que é o Japão. Mas então, um bancário no maior banco (do Japão) era meu fã e eu consegui o financiamento.

Por fim, o japonês agradeceu à Konami pelos anos de experiência na empresa.

A razão por eu ser quem sou agora, são os 30 anos que passei na Konami. Sou agradecido à Konami, e não posso negar essa conexão.

Agora, Hideo Kojima concentra seus esforços em Death Stranding, que será lançado no dia 8 de novembro.