Notícias

Kojima confirma engine de Horizon em Death Stranding na PSX 2016

por Thiago Barros
Kojima confirma engine de Horizon em Death Stranding na PSX 2016

O lendário Hideo Kojima foi o convidado principal do segundo painel da PlayStation Experience 2016. E se por um lado ele não deu nenhuma grande novidade sobre o enredo de Death Stranding, um detalhe técnico do jogo foi revelado – e empolgou. A Guerrilla Games será parceira da Kojima Productions na criação do game, utilizando a Decima, engine de Horizon Zero Dawn. Foi ela, aliás, a responsável pelo visual do incrível trailer de Death Stranding lançado no The Videogame Awards.

“Infelizmente, Kojima-san teve que deixar sua tecnologia com a sua antiga empregadora (vaias). Por isso, fomos atrás de algum parceiro que se encaixasse nesta necessidade. E houve uma química natural entre eles. São duas companhias super independentes colaborando em um objetivo único – disse Mark Cerny, da Sony, que participou do bate-papo com dois representantes da Guerrilla Games”

Com direito a uma versão do trailer com uma nova trilha sonora, Easy Way Out, do grupo Low Roar, Kojima também falou um pouquinho sobre o jogo. Segundo ele, inclusive, esta música poderá dar algumas pistas sobre o enredo de sua nova criação. Ele confirmou que “ainda falta um bom tempo” para o lançamento e que há “várias dicas” nos trailers. Além disso, o criador de Death Stranding destacou que o elenco do game ainda não está fechado.

Confira alguns dos principais trechos da entrevista de Kojima:

Elenco – Sou fã do Mads há muito tempo e queria encontrá-lo. Consegui conversar com ele através de um amigo e isso saiu do papel. Sou amigo do Del Toro há muito tempo. Ele que me deu o contato do Norman, inclusive. Então tudo se conecta. Quando falei para ele que iria procurar o Norman para Dead Stranding e ele me pareceu um pouco chateado. Então, eu perguntei se ele gostaria de participar também e ele gostou muito da ideia.

Outros personagens – Teremos personagens femininas, é claro, mas ainda não estamos prontos para anunciar isso.

Del Toro – Guillermo já estava escaneado. Fizemos todo o trabalho 3D dele, em várias roupas diferentes, mas a pessoa que vai fazer todos os movimentos é outra. E a razão é que não posso tirar tanto tempo dele, não quero atrasar seus filmes.

Norman e Mads – Norman e Mads irão fazer tudo – as vozes, performance, etc. Você terá, basicamente, os dois realmente lá. Não posso dar muitos detalhes, mas o Norman é o principal, que o personagem vai controlar. O Mads é, basicamente, o vilão, o antagonista.

Teorias – Há muitas dicas nos trailers, quero que as pessoas aproveitem. Vai ter muito tempo para o jogo sair, então enquanto isso eu acho divertido as pessoas jogarem com as possibilidades. A intenção é realmente essa. Isso já é um jogo.

Engine – Para esse trailer, rodamos tudo no PS4 Pro em tempo real. Muita gente falou para mim que não havia como ser em tempo real, já que era tão bom, mas era sim. E o que fez isso ser possível é justamente a engine para o jogo. Estamos começando do zero, então temos colaboração com um estúdio famoso para este motor gráfico e é isso que está permitindo este avanço.

Guerrilla Games – Fiz uma turnê mundial em janeiro e do primeiro momento que encontrei com a Guerrilla, tive um grande sentimento. Não é só sobre tecnologia, mas também sobre pessoas. Os dois têm que estar juntos para tudo funcionar. A engine é fantástica, excelente para o mundo aberto que queremos fazer. Estamos mirando para a Lua, para Marte, e eles vieram e disseram para irmos para Júpiter. Eles pensam muito alto e isso é muito bom. Nós estamos trabalhando agora em Horizon e Death Stranding, mas miramos em muito mais coisas no futuro próximo. Então, queremos fazer este time focado em tecnologia para nos levar ao Espaço. Death Stranding está sendo trabalhado com o conceito de conexões, mas isso vai além do jogo. Queremos levar isso para a produção de jogos também.

Engine de Horizon em Death Stranding – Horizon é um lindo jogo, de mundo aberto, e que a engine permite criar. Tem um mundo artístico lindo, mas em Death Stranding queremos algo diferente, com uma série de mudanças. No nosso estúdio, fizemos algumas observações sobre a engine para melhorar iluminação e parte física, detalhes de algumas coisas, mandamos de volta para a Guerrilla e este é o processo. Gostamos muito de cinematics e também estamos dando feedback sobre isso. Tenho certeza de que no produto final ainda ficará melhor.