Notícias

Kojima deseja criar um novo gênero com Death Stranding

por Thiago Lima
Kojima deseja criar um novo gênero com Death Stranding

Poucas informações foram divulgadas sobre o novo projeto da Kojima Productions. Death Stranding ainda é um grande mistério e vem dominando o imaginário gamer, fazendo surgir uma série de teorias pelas redes sociais.

Mas, aos poucos, algumas pistas são deixadas pelo produtor, abrindo um caminho mais consistente para basear as teorias sobre como será o jogo e quais seriam seus propósitos nessa nova produção.

Death-Stranding-Destacada

Uma dessas teorias é baseada em uma reflexão, que Kojima compartilhou com o público em uma entrevista para a IGN americana, sobre a criação de duas ferramentas que definiram a história da humanidade e uma possível relação com o desenvolvimento dos games na atualidade.

O bastão e a corda foram os materiais escolhidos pelo produtor japonês para explicar sua teoria. Ele afirma que o bastão serve como arma de ataque e defesa, repelindo inimigos e outras ameaças, possibilitando o domínio territorial ao homem.

Já a corda é um elemento que aproxima os objetos, que os prendem ao sujeito da ação ou que o auxilia a chegar em determinado lugar. É um outro conceito, quase que o inverso ao do bastão.

Assim, Kojima procurou explicar o desenvolvimento de seu novo jogo, usando essa metáfora como uma análise aos métodos e conceitos utilizados pelas produtoras modernas, de forma mais geral, apoiando-se na ideia que há outras formas de interagir nos games que não seja só o combate:

Nesse jogo eu quero que as pessoas se conectem não pelos bastões, mas por algo equivalente às cordas.

Hideo-Kojima-E3-2016

A forma inovadora de Kojima pensar os jogos já apareceu em Metal Gear, com o qual criou um novo gênero, intitulado por ele mesmo, como furtivo de ação, para que os jogadores pudessem escolher entre a ação imediata e o esconderijo, sendo que cada uma delas possui um peso diferente no desenrolar do enredo.

Portanto, mais uma vez, criar um novo gênero parece ser o objetivo de Kojima em Death Stranding, que ainda aproveitou para deixar mais uma pista sobre sua novidade:

Nessa obra, o player controlará Norman, mas perceberá algo diferente, uma jogabilidade que não se enquadra em nenhum termo pré-estabelecido.

Resumindo, essa é mais uma teoria, mas, dessa vez, baseada em uma análise das palavras do próprio Kojima, que poderá ser confirmada somente com novas informações sobre o game, ou quem sabe, só no seu lançamento (sem nenhuma previsão).