Notícias

Konami e UEFA encerram parceira de licenciamentos da UCL; entenda

Konami e UEFA anunciaram esta semana o encerramento da parceria de licenciamentos da UEFA no jogo.

por Thiago Lima
Konami e UEFA encerram parceira de licenciamentos da UCL; entenda

Uma das cartadas da franquia Pro Evolution Soccer contra a concorrência era o licenciamento exclusivo da UEFA Champions League, cujos temas eram todos liberados para a simulação do campeonato de clubes mais importante do mundo.

Mas o trunfo já tem data para acabar: 26 de maio. Konami e UEFA anunciaram esta semana o encerramento da parceria de licenciamentos da UEFA na popular série de futebol virtual da empresa japonesa.

Confirmação da UEFA

Foi justamente a associação européia quem confirmou o final do relacionamento de mais de 10 anos, que segundo a entidade, colheu muito sucesso durante esse tempo, apontando Kiev, sede da final do torneio de 2018, como o local de despedida da parceria.

O longo contrato não foi benéfico somente para Konami, mas para ambos os lados. Funcionava como uma espécie de publicidade em duas vias. Enquanto a empresa japonesa ostentava o torneio de forma exclusiva nos videogames, a UEFA exibia os nomes do PES em jogos oficiais.

Os dois lados conseguiram atingir seus objetivos, principalmente de comunicação e divulgação de seus produtos, como confirmou o diretor de marketing da UEFA Events, Guy-Laurent Epstein:

A Konami tem sido um grande parceiro licenciado para a UEFA Champions League e a UEFA Europa League, já que nossa marcas cresceram muito com a divulgação dos video games e pela organização do torneio de E-Sports da UEFA Champions League.

Foi uma parceria mutuamente benéfica. Gostaríamos de agradecer à Konami pelo comprometimento e apoio à competição de clubes europeus na última década e esperamos continuar trabalhando com a empresa no âmbito da competições de seleções européias.

A despedida da Konami

Se a UEFA está feliz com os resultados da parceria, os produtores de Pro Evolution Soccer também deixaram impressões muito positivas do que foi alcançado durante estes 10 anos, confirmando o quanto a entidade europeia colaborou para o desenvolvimento do jogo:

A licença da UEFA Champions League nos deu um novo patamar de criação de experiências para os jogadores, dando a oportunidade a todos os fãs de experimentarem, em primeira mão, como é bom participar desse campeonato.

Este ano, entretanto, mudaremos o foco para outros modos de jogo, desenvolvendo novas áreas. Mas continuaremos a explorar a parceria que ainda continua, trabalhando juntos, já que o relacionamento entre as organizações continua muito forte.

Outras possibilidades

Mas nem tudo é tão ruim para os fãs do PES. A Konami e a UEFA ainda continuarão a trabalhar em outras formas de parceria. Ao que parece, as licenças de UEFA Euro ou outras competições ainda poderão ser negociadas, embora não seja uma certeza.