Notícias

Loot boxes podem se tornar ilegais nos EUA; ESA protesta

Nova proposta promete banir loot boxes e microtransações e jogos "voltados a menores". Entidades da indústria gamer falam em "sugestão cheia de inconsistências".

por Hugo Bastos
Loot boxes podem se tornar ilegais nos EUA; ESA protesta

No início do mês, uma proposta de lei movimentou os bastidores do mundo gamer. O senador Josh Hawley do partido Republicano anunciou que apresentou sugestão para banir loot boxes e sistemas “pay-to-win” de jogos populares entre, ou voltados para, menores. Tal sistema caracteriza, de acordo com o senador, “um modelo de negócios que leva ao vício”.

O Ato de Proteção às Crianças contra Jogos Abusivos, em tradução livre, se baseia no fato de que grande parte dos populares jogos hoje são desenvolvidos para instigar as conhecidas microtransações. Cita exemplos, conforme destaca o site GameSpot, de títulos como Overwatch, Rocket League e PUBG.

Para se tornar lei, a proposta deve ser aprovada no Senado, e posteriormente no congresso. Vale lembrar que a prática é parte integrante de jogos que ficaram famosos com o (mau) uso da ferramenta. Temos como exemplo recente Star Wars Battlefront II, da EA.

Entidades protestam

A Entertainment Software Association – ESA criticou recentemente a proposta do senador, classificando-a como “cheia de inconsistências e desinformação sobre como os jogos funcionam de fato”, disse o CEO da entidade, Stanley Pierre-Louis, em entrevista ao site US Gamer. Confira sua declaração:

Ela [a proposta] não reflete como os jogos funcionam, ou mesmo como a indústria se esforça para criar experiências inovadoras e chamativas a nossas audiências. O impacto dessa lei seria imensurável, e se mostraria prejudicial aos jogadores no fim, sem contar ainda os mais de 220 mil americanos que trabalham na indústria de jogos.

A ESA destaca ainda que inúmeros outros países já declararam que loot boxes são diferentes de jogos de aposta, como Alemanha, Nova Zelândia, França, entre outros. A entidade solicita ainda que sejam divulgadas mais informações e ferramentas que ponham o poder dos gastos em microtransações nas mãos dos responsáveis.

No entanto, é necessário ressaltar que outros países, como Bélgica e Países Baixos, foram na contramão, forçando inclusive a Psyonix a desabilitar a mecânica de loot boxes em seu Rocket League.