Notícias

Microsoft “responde” a Sony sobre o posicionamento com crossplay

Polêmica parece não ter mais fim.

por Bruna Mattos
Microsoft

A novela do crossplay está longe do fim. Tudo começou com a polêmica envolvendo a parceria entre Nintendo e Microsoft para oferecer a funcionalidade aos jogadores de Fortnite. As duas empresas permitiam que contas da Epic Games fossem usadas nos dois consoles e que os usuários das duas plataformas jogassem juntos.

Enquanto isso, o PS4 ficou de fora. Uma conta usada no console da Sony jamais seria acessada a partir do Xbox One ou do Nintendo Switch, além da base de jogadores se manter isolada: usuários do PS4 só jogam com outros que tenham a mesma plataforma.

A Sony foi duramente criticada pela postura, mas manteve-se firme. Nos últimos dias, a empresa deu sua declaração mais enfática sobre o assunto. Kenichiro Yoshida, que atualmente é diretor executivo da empresa, disse que o principal motivo para evitar o crossplay é não comprometer a experiência dos usuários do PS4. Segundo o executivo, o console “é o melhor lugar para se jogar”.

A resposta da Microsoft veio através de Mike Ybarra, o vice presidente corporativo da Microsoft. Ele comentou as declarações de Yoshida através do Twitter:

“Ainda não está ouvindo os jogadores. Todos os jogos deveriam ter crossplay e progressão cruzada com a flexibilidade adequada e opções para os jogadores”.

Em resposta a um usuário do Twitter que comentou o assunto, Ybarra voltou a declarar:

“Oferecemos Windows e console. Uma audiência de jogadores maior que querem jogar juntos. Jogar é algo diverso, se você oferece diversão a apenas parte de um público, então você está para trás de muitas, muitas formas”.

A Nintendo também comentou a questão do crossplay. Durante a E3, Reggie-Fils-Aime, presidente da Nintendo Estados Unidos, falou sobre a recém parceria com a Microsoft e a ausência da Sony:

“Na verdade, existem três coisas acontecendo. Existem empresas como a minha, que disponibilizam e encorajam o crossplay. Existem desenvolvedores e criadores de conteúdo que querem encorajar crossplay. E existem outras empresas donas de plataformas, e as coisas que elas fazem” (…) “Esta é uma decisão que cada uma dessas partes está tomando e algumas apoiam o crossplay, e outras não.”

Em junho, o Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Shawn Layden, chegou a dizer que a Sony “estaria ouvindo” e considerando a possibilidade de permitir que os donos de consoles PlayStation 4 possam jogar online com quem tem outros consoles. Será?