Notícias

Ministério da Cultura vai investir 100 milhões no setor de games

MinC tem projeto de política pública para expandir o setor.

por Bruna Mattos
Ministério da Cultura vai investir 100 milhões no setor de games

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, aproveitou a GameXP – que aconteceu no Rio de Janeiro no último feriado – para anunciar que o MinC irá iniciar uma política pública de incentivo para o setor de games no país.

O investimento é de R$ 100 milhões, que serão distribuídos entre diversas linhas estratégicas de desenvolvimento de games e tecnologias nacionais, incluindo realidade virtual e aumentada, lançamento de novos jogos, investimentos em eventos e feiras e até formação e capacitação de pessoal.

Segundo dados do 2º. Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, divulgados também por Leitão durante o evento, o Brasil ocupa a 13ª posição na lista dos maiores produtores de games do mundo e está em primeiro lugar dentre os países da América Latina. Nós também somos o terceiro país com mais jogadores no mundo – somos 66 milhões, ao todo.

Apenas em 2018 o país produziu 946 jogos sendo que 43% foram desenvolvidos para dispositivos móveis. Muitos projetos brasileiros também se destacam por seu foco educativo. O censo também mostrou que o segmento de games do Brasil cresceu mais de 180% nos últimos quatro anos – mesmo sem uma política de investimento nacional.

O projeto de investimento no setor também vai mirar na diversidade. Segundo o ministro, apenas 20% das pessoas envolvidas na indústria são mulheres. Metade dos projetos premiados pelo edital deve ser de mulheres e 25% será de negros e indígenas. Há ainda ações direcionadas para desenvolvedores iniciantes e para expandir investimentos em regiões do Brasil como o Norte, Nordeste e Centro-Oeste.