Notícias

NieR: Automata potencializa lucros da Square Enix

NieR Automata se destacou, mas as vendas gerais sofreram queda.

por Daniel dos Anjos
NieR: Automata potencializa lucros da Square Enix

Nesta semana, a Square Enix divulgou o balanço de vendas da empresa até dezembro de 2017. NieR: Automata não somente teve um bom lançamento, como alavancou ganhos para a sua editora.

Mas, mesmo com as vendas altas de NieR: Automata (versão digital), um declínio considerável foi registrado na comercialização de jogos digitais no geral. Os números foram apresentados na área de Negócios Digitais.

Altos e baixos da publisher

A tabela abaixo nos ajuda a compreender um pouco melhor do cenário financeiro da dona do Final Fantasy.

Square Enix
Tabela de rendimentos revelada pela Square Enix. Fonte: divulgação.

A editora define uma das áreas como HD Games. Ela basicamente engloba a área de jogos para consoles. A diminuição de jogos de peso nessa categoria gerou uma queda considerável nos números. Mesmo se forem considerados lançamentos como Dragon Quest XI e Final Fantasy XII: The Zodiac Age para PS4. Já na contra-mão, encontra-se NieR: Automata que vendeu acima da média esperada.

No segmento dos MMORPG, o lançamento de expansões como as de Dragon Quest X e Final Fantasy XIV garantiram fluxo positivo tanto para a área de produção como para o lucro final. Considerável também foram as vendas da sessão mobile.

No total, o segmento de entretenimento digital gerou para a Square Enix 143.574 milhões de Ienes (moeda japonesa) na receita (rendimento) e 36.378 milhões de Ienes no lucro de operação. 

Em nossa análise do game, escrevemos:

NieR: Automata é um jogo enorme, no sentido de grandioso. O título da PlatinumGames oferece aos jogadores uma verdadeira experiência áudio-visual-interativa. Charmoso, divertido, frenético e cheio de estilo, o game repassa a verdadeira sensação de um projeto moderno que mescla diversos estilos de forma muito competente. Mais uma bela opção.