Notícias

No Man’s Sky está sendo investigado por propaganda enganosa

por Bruna Mattos
No Man's Sky está sendo investigado por propaganda enganosa

A Hello Games, desenvolvedora de No Man’s Sky, pode ser oficialmente processada por propaganda enganosa no Reino Unido.

As informações são do Polygon, que entrou em contato com a Advertising Standards Authority (ASA), o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar a publicidade e propaganda no país.

A ASA teria recebido “muitas reclamações sobre a publicidade de No Man’s Sky”. A principal queixa dos consumidores é de que as informações e imagens divulgadas sobre o jogo são enganosas e não refletem o produto final.

Outro alvo das investigações é a Valve, detentora da Steam. A ASA está considerando a plataforma de jogos digitais parcialmente responsável ao divulgar informações enganosas sobre o jogo.

Embora a ASA não possa revelar os detalhes confidenciais da investigação em andamento, a internet está lotada de reclamações e análises de pessoas extremamente decepcionadas com No Man’s Sky.

As reclamações incluem discrepâncias no design da interface de usuário, controle de voo das naves, sistema de combate e qualidade dos gráficos (entre outras muitas queixas).

Se for concluído pela ASA que o conteúdo do jogo é diferente do que foi apresentado nas propagandas, No Man’s Sky pode sofrer sansões pesadas. O game pode ser removido de plataformas de venda digital (incluindo aí a PlayStation Store) e se tornar inacessível para os jogadores do Reino Unido. Ainda não se sabe se a PlayStation também será responsabilizada pela propaganda de No Man’s Sky.

A situação poderia se tornar menos drástica se a Hello Games reconhecer o erro e concordar em passar a divulgar imagens, vídeos e informações consideradas condizentes com o produto final.

No Man’s Sky foi lançado para PCs e foi exclusivo do PlayStation 4 nos consoles.

Recentemente, Shuei Yoshida, presidente da Sony’s Worldwide Studios, criticou a abordagem que a Hello Games teria usado para divulgar No Man’s Sky durante uma entrevista ao Eurogamer: “Não foi uma boa estratégia de publicidade. Eles não tinham um representante para ajudá-los e são uma desenvolvedora indie”. De acordo com Yoshida, a Hello Games ainda pretende continuar a desenvolver No Man’s Sky e aprimorar a experiência dos jogadores.