Notícias

Nova função tornará PS4 Pro melhor em telas Full HD; Digital Foundry testa

Muito embora, alguns jogos não se comportaram tão bem.

por Thiago Barros
Nova função tornará PS4 Pro melhor em telas Full HD; Digital Foundry testa

O update de sistema 5.50 do PlayStation 4 fará com que o PS4 Pro se torne mais ‘útil’ para os usuários que têm televisores Full HD (1080p). O que acontece é que diversos jogos tinham travas de resolução no console. Ou seja, eles não tinham melhorias de resolução do Pro em relação ao PS4 comum. Somente quando o jogador possuía uma TV Ultra HD (4K).

Em testes realizados mensurados pelo Digital Foundry (via Eurogamer), Metal Gear Solid 5, por exemplo, tinha uma renderização em maior resolução configurada somente para quem tem telas 4K. Para os usuários com 1080p, essa mudança não era notada. Afinal, o jogo era bloqueado para isso. Mas com o novo firmware, passará a ser possível utilizar a tecnologia de super-sampling, para fazer com que o upgrade gráfico seja notório em 1080p.

1

Os usuários terão a opção de ativar esse recurso, que é basicamente o contrário do que se faz quando você tem uma TV 4K e reproduz conteúdo 1080p. O televisor costuma fazer o upscale para melhorar um pouco o visual. No caso do PS4 Pro, ele fará um downscale do 4K para que ele apareça no 1080p, ao invés de usar apenas a resolução “comum”, o que faz com que ele fique mais bonito.

Vale lembrar que também há modos de jogo que são travados em 1080p e, por isso, não funcionam com o console no modo 4K. Só que isso é fácil de solucionar, pois a opção de mudá-lo para Full HD e não Ultra HD. O que não acontece – pelo menos, não até o firmware 5.50 – é o contrário. Quando o update foi liberado, o super-sampling e sua tecnologia de anti-aliasing vão permitir imagens mais claras e arestas aparadas, além de redução de ruídos.

No entanto, nem tudo são flores. Habilitar o SSAA em alguns títulos pode causar problemas. Segundo o Eurogamer, em The Last Guardian, quando se utiliza esta funcionalidade, a qualidade de imagem fica até melhor, mas o frame-rate cai – podendo chegar a até 20fps. Algo parecido aconteceu nos testes com Call of Duty Black Ops 3.

2
Framerate do The Last Guardian caiu com a nova função.

Ou seja, a opção de forçar o SSAA é positiva e ajuda a resolver um problema de muitos usuários. No entanto, é preciso saber que pode haver falhas como essas durante alguns jogos. Vale lembrar ainda que a maioria dos jogos, desde Rise of the Tomb Raider até Horizon Zero Dawn, por exemplo, tem compatibilidade com todas as telas, independente destes recursos. Tomara que isso chegue a todos em breve.