Notícias

Overwatch: Sony acusada de ‘ficar’ com parte de campanha beneficente

Usuários perceberam suposta dedução de 20% no valor do item.

por Bruna Mattos
Overwatch: Sony acusada de 'ficar' com parte de campanha beneficente

Quem joga Overwatch já deve ter ficado sabendo da skin “Mercy Rosa”. O novo visual de Mercy é parte de uma campanha beneficente criada entre a Blizzard em parceria com a Breast Research Foundation (BCRF) para arrecadar fundos para a pesquisa sobre o câncer de mama.

Segundo a Blizzard, 100% dos fundos arrecadados com a skin Mercy Rosa em todas as plataformas serão doados para a BCRF e uma doação mínima de 250 mil dólares já está garantida.

No entanto, vários jogadores perceberam um “pequeno” detalhe nas descrições das páginas de vendas do visual beneficente. Na PlayStation Store, afirma-se:

A Blizzard Entertainment doará 100% do dinheiro que ela receber da Sony PlayStation proveniente da venda do visual Mercy Rosa para a Breast Cancer Research Foundation.

Nas páginas referentes às compras no PC ou Xbox One, o texto é diferente:

A Blizzard® Entertainment doará 100% do preço de venda do visual Mercy Rosa para a Breast Cancer Research Foundation.

O texto da PlayStation Store deixa implícito que a Sony não estaria repassando todo o valor pago pela skin para a BCRF. No entanto, ao que parece, não se trata exatamente de uma retenção voluntária da Sony.

Conforme apurado por usuários do fórum ResetEra, na Inglaterra, a “Mercy Rosa” é vendida por 12,99 libras. Conforme a descrição do produto, a Blizzard “irá doar as 10,12 libras que receberá da PlayStation”, indicando que cerca de 80% do valor de compra está sendo repassado para a campanha. Outras lojas europeias apresentam descrições semelhantes à observada na PS Store inglesa.

Nesta situação, o mais provável é que esta outra fatia (cerca de 20%) seja impostos categorizados como VAT (value-added tax), uma espécie de ‘impostos sobre serviços’, aplicados por muitos países. Nos casos de Xbox e PC estas taxas não estariam sendo descritas separadamente, apesar de ambas as lojas afirmarem que estariam repassando “‘100% do valor de venda” para a Blizzard.

Vale ressaltar que as filiais brasileira e norte-americana da PS Store não deixam claro as distribuições dos valores (impostos, parte para editora, Sony, etc), o que pode induzir o consumidor a acreditar que o total da compra está sendo doado.

Polêmicas à parte, você pode adquirir sua Mercy Rosa até o dia 21 de maio para ajudar a BCRF. Você também pode participar da campanha assistindo às transmissões beneficentes de Overwatch no Twitch e ainda ganhar itens especiais gratuitos. Fique de olho na agenda.