Notícias

Para Sony, PlayStation VR precisa de um concorrente de peso

Concorrência, livre mercado e qualidade

por Daniel dos Anjos
Para Sony, PlayStation VR precisa de um concorrente de peso

O chefe executivo da Sony Interactive Entertainment, Andrew House, comentou na última sexta-feira (22) sobre as vendas do PlayStation VR. Em entrevista para agência Reuters, House expressou desconforto com a margem de diferença entre as vendas do VR e seus concorrentes.

O dispositivo de realidade virtual da Sony conquistou uma posição dominante e relativamente confortável no mercado desde que começou a ser vendido no ano passado (nos EUA e demais países).

Mas, acredite ou não, o ‘patrão’ não está tão animado com a liderança. Para Andrew, é importante que exista competidores de peso para que o mercado se fortaleça, crie propostas inovadores e se desenvolva. Um maior mercado, naturalmente, se converte em vendas.

Eu não estou totalmente confortável em ser o líder de mercado em realidade virtual com a margem que parece estar acontecendo agora. Em uma categoria tão nova, você quer que várias plataformas tenham uma boa performance para criar essa maré crescente e gerar audiência. – declarou.

De acordo com IDC (empresa de consultoria de vendas), a Sony vendeu mais de meio milhão de PlayStation VR’s em três meses (até junho). Com isso, a margem de diferença entre ele e seus demais rivais (Oculus Rift e HTC Vive) ficou ainda mais significativa.

House também comentou que a Sony não sentiu (ainda) muitos impactos nas vendas do PlayStation 4 com a chegada do Switch, da Nintendo. O novo console da empresa japonesa foi lançado no último mês de março. Vale ressaltar que o PlayStation VR chega ao Brasil de maneira oficial em dezembro (confira a notícia no blog oficial).

Pelo visto, ao contrário dos pensamentos anacrônicos dos fanboys, uma liderança avantajada não é tão bom assim para os negócios. Pelos menos para mercados incipientes, é importante que existam várias opções para todos. Dessa forma, experiências cada vez mais inovadoras e competitivas são oferecidas. A lógica é bastante simples na verdade.

O que você caro leitor do Meu PS4 achou dos comentários do manda-chuva da Sony? Deixe suas impressões no espaço abaixo e não se esqueça de conferir: