Notícias

Parceria Sony-Microsoft: Phil Spencer dá detalhes do acordo

Executivo chefe da Xbox fala sobre detalhes da parceria.

por Hugo Bastos
Parceria Sony-Microsoft: Phil Spencer dá detalhes do acordo

A Sony e Microsoft anunciaram, em maio deste ano uma parceria para serviços de jogos na nuvem, mas não deram detalhes a respeito dos termos envolvidos à época. Estes foram objeto de uma entrevista recente concedida por Phil Spencer, Chefe da Divisão Xbox da Microsoft, ao site Kotaku, e noticiada pelo IGN.

“Sony e Azure estão mirando o futuro dos jogos na nuvem”, destaca. Ele comenta que o acordo é “o início desse tipo de diálogo”, e prossegue. “Estamos observando o que será necessário para ser uma plataforma de jogos no futuro. E existem apenas algumas companhias no mundo capazes de alcançar os jogadores em qualquer lugar com um serviço global na nuvem”.

Ele revelou que o acordo com a Sony engloba áreas além de jogos na nuvem, como componentes de hardware, sensores de imagem e até mesmo inteligência artificial. Nesse contexto, uma de suas declarações mais importantes foi a seguinte:

Penso que, quando você é uma companhia de jogos e você procura uma parceria, você pode investir dezenas de bilhões de dólares para tentar alcançar [a concorrência], ou pode simplesmente descobrir quem são seus parceiros.

Por fim, o executivo ressalta que conhece a força da empresa, em termos de crescimento da plataforma, e que acordos com grandes companhias reforçam tal evolução. Mas até mesmo ele admite que a colaboração entre as empresas, reconhecidamente rivais de longa data, não era algo esperado. No entanto, é enfático em reforçar a importância da parceria.

“A indústria de jogos é um negócio que movimenta US$ 150 bilhões ao ano, e cresce exponencialmente. Eu não vejo que, para termos sucesso, a concorrência deva fracassar”, dispara.