Notícias

PlayStation 4 não é mais o líder da geração no Japão

Console da Nintendo faz muito sucesso no Japão.

por Thiago Barros
PlayStation 4 não é mais o líder da geração no Japão

Desde que foi lançado, em fevereiro de 2014, o PlayStation 4 assumiu um grande protagonismo no Japão. Só que tudo mudou quando a Nintendo lançou seu novo console, o Switch, em março de 2017. Desde então, ele vem sendo um enorme sucesso, que culminou com o que aconteceu oficialmente nessa última semana.

O Nintendo Switch ultrapassou o PlayStation 4 (e o PS4 Pro) no ranking de vendas da Terra do Sol Nascente. Mesmo com incríveis três anos a menos de mercado, o híbrido agora possui mais unidades comercializadas do que o concorrente. São mais de 8,12 milhões de Switches vendidos, contra 8,07 milhões de PS4s.

Isso não chega a ser uma surpresa, porque o crescimento acelerado do console da Nintendo já indicava isso, e porque no Japão há uma grande preferência por plataformas portáteis. Dispositivos como o PSP e o 3DS, por exemplo, tiveram performances impressionantes no país.

Porém, essa é uma realidade que deve ficar restrita mesmo às terras japonesas. Afinal, no mercado global, o PS4 tem uma vantagem absurda de número de consoles vendidos nessa geração. Já são mais de 96 milhões, enquanto o Switch tem menos de 40 milhões. Somados, Switch e Xbox One não chegam aos números do console da Sony.

Resta ver o que acontecerá na próxima geração, que deve estar entre nós muito em breve. Qual sua aposta?