Notícias

PlayStation Plus ultrapassa a marca de 20 milhões de usuários

por Thiago Lima
PlayStation Plus ultrapassa a marca de 20 milhões de usuários

A Sony revelou ontem (28) que seu serviço da PlayStation Plus possui mais de 20 milhões de assinantes pagantes em todo mundo.

A informação veio de seu relatório anual para investidores, lançado na última terça-feira, dia 28 de junho, indicando o impressionante número de 20,8 milhões de usuários.

PlayStation Plus - Usuarios

Mesmo não sendo um serviço exclusivo para PS4, já que atende as outras plataformas PlayStation, é marcante a participação do console de oitava geração nos números da empresa.

São mais de 40 milhões de consoles PS4 vendidos desde 2013, prometendo, muito em breve, com esse ritmo, alcançar os números do PS1, o segundo console mais vendido da companhia.

PlayStation Plus - Vendas Ps4

Esse reforço nos números também colabora para a quantidade de usuários ativos das plataformas da Sony, que alcançam a marca total de 60 milhões de jogadores.

Assim, cerca de um terço dessa comunidade é assinante do serviço PlayStation Plus, custando cerca de US$ 50 por ano, rendendo algo próximo de US$ 1 bilhão (bruto, sem contar despesas) por ano à empresa.

É uma conta simplificada, já que o valor da assinatura anual depende do país em que é o serviço é contratado. Mesmo assim, o montante real não deve ficar longe disso.

Uma alavancagem explicada pela obrigatoriedade do serviço para que os jogadores do PS4 possam jogar online, que em contrapartida, recebem alguns títulos grátis para download.

PlayStation Plus - Serviços

Nesse caso, a conta mais complexa é a do usuário. Alguns acreditam que a contrapartida da empresa é pequena e poderia ser mais caprichada para o serviço valer o investimento, outros no entanto argumentam que por R$ 100 (no Brasil) anuais, a oferta está atrativa. É uma longa discussão.

Enfim, o ciclo de entrada de recursos via PSN, que inclui a Plus e as vendas da Store, parece manter a tendência de crescimento, já que a Sony pretende inovar na estratégia, incluindo o lançamento do PlayStation VR, por exemplo.

Mas, será que nessa nova estratégia não caberia um pouco mais de investimento na experiência do usuário da Plus? Deixe sua opinião sobre o que pode melhorar no serviço.