Notícias

PlayStation VR dá lucro; Sony aumenta produção do produto

por Daniel dos Reis
PlayStation VR dá lucro; Sony aumenta produção do produto

Em entrevista ao site Polygon, Shawn Layden, presidente da Sony Interactive Entertainment of America, explicou que o PlayStation VR já dá lucros a Sony.

Estamos ganhando dinheiro com o console VR, disse Layden

Tal afirmação pode parecer estranha para muitos, afinal, qual empresa colocaria à venda produtos que não lhe trouxesse lucros?

No mercado de games, principalmente no lançamento de um novo hardware, é bastante incomum lucrar logo de início. Geralmente, os consoles recém-lançados causam prejuízos aos fabricantes, contudo as perdas são recuperadas na comercialização de softwares (jogos).

Um caso clássico vem da própria Sony com o PlayStation 3. Quando lançado, em 2006, a empresa japonesa perdia 200 dólares para cada peça vendida. De acordo estimativas da época, o custo de produção do console era de 800 dólares, mas o produto era vendido ao consumidor por 600 dólares.

Já com o PS4 e com o recente PS VR, a situação está bastante diferente. Em ambos os casos a Sony já consegue lucrar com a venda dos hardwares.

Analistas otimistas

De acordo com a empresa de pesquisa Superdata, a Sony vai superar todas as empresas que comercializam equipamentos de VR neste fim de ano. Segundo a empresa, ao todo, serão comercializados mais de 2,6 milhões de PlayStation VR até o final deste ano.

Já a IHS Screen Digest, outra companhia de análises, é um pouco menos otimista e projeta o total de 1,6 milhões de unidades vendidas do PS VR em 2016.

Mesmo que haja divergência entre as pesquisadoras, ambas são unânimes em afirmar que o mercado de Realidade Virtual, enfim, começará a deslanchar. Até o final de 2021, a Juniper Research (outra empresa de pesquisa de mercado), projeta que o mercado atingirá US$ 50 bilhões em vendas.

Sony aumenta produção

E tantos números positivos parecem não ficar somente em relatórios e gráficos. A demanda, melhor indicativo de aceitação de um produto, pelo PlayStation VR está superando as expectativas da própria Sony.

Em entrevista ao CNBC, Jim Ryan, presidente da PlayStation Europa, disse que a companha está dimensionando a produção para atender aos pedidos.

Nós sabemos que o ciclo de reposição está indo bem. A produção está exatamente como havíamos previsto. Decidimos aumentar ainda mais a capacidade no back-end (fábrica) de 2016 e em 2017, por isso teremos “um monte” de PlayStation VRs em todo mundo. Agora, vamos ver se isto será suficiente para satisfazer as exigências de mercado, explicou Jim Ryan.

Brasil fora da festa

Se no exterior o PlayStation VR vem conquistando bons números de vendas e, até o momento, agradando aos consumidores, o mesmo não pode ser dito sobre o mercado brasileiro.

A Sony não tem quaisquer planos de lançar, oficialmente, o gadget em nosso país no momento. As expectativas mais otimistas sugerem que algo possa acontecer somente entre abril de 2017 a março de 2018.

Por enquanto, os interessados devem recorrer ao mercado paralelo, caso queiram adquirir o produto.

Fontes: Polygon, GamespotCNBCGamesIndustry.biz